O ator brasileiro Wagner Moura conquistou, na noite deste domingo (11), o Globo de Ouro 2026 de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”, consolidando mais um momento histórico para o cinema nacional na principal premiação escolhida por jornalistas estrangeiros em Hollywood.
Moura venceu uma disputa acirrada contra nomes de peso do cinema internacional, como Joel Edgerton (Train Dreams), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Sinners) e Jeremy Allen White (Springsteen: Deliver Me From Nowhere).
O ator chegou ao evento acompanhado da esposa, a fotógrafa Sandra Delgado, e celebrou a vitória pouco tempo depois de o próprio longa-metragem também ter sido premiado como Melhor Filme de Língua Não Inglesa, ampliando o protagonismo brasileiro na cerimônia realizada em Los Angeles.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto concorreu ainda nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Na produção, Wagner Moura interpreta Marcelo, personagem central que rendeu elogios da crítica internacional e reconhecimento em importantes festivais ao redor do mundo.

Em 2025, a atriz Fernanda Torres entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, por sua atuação em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

