Pará bate recorde histórico e apreende mais de 16 toneladas de drogas em 2025

Com investimentos robustos em inteligência, efetivo e estrutura, especialmente nas rotas fluviais da Amazônia, o governo do Pará alcançou, em 2025, o maior volume de apreensões de drogas da sua história. Foram 16,6 toneladas retiradas de circulação, um crescimento de 25% em relação a 2024, consolidando o Estado como referência no enfrentamento ao narcotráfico na região Norte.

Em números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o avanço é atribuído a ações estratégicas integradas, ao reforço do aparelhamento das forças policiais e à ampliação da presença do Estado em áreas antes vulneráveis ao crime organizado.

O secretário de Segurança Pública, Ed-Lin Anselmo, ressalta que os resultados refletem uma política contínua de enfrentamento ao tráfico. “O Pará vem quebrando recordes ano após ano. Em 2025, superamos a marca de 16 toneladas apreendidas, ultrapassando o total de 2024. Somente nos últimos seis anos, já retiramos mais de 63 toneladas de drogas de circulação, o que comprova a eficácia das políticas de segurança pública adotadas”, afirmou.

Segundo o secretário, a criação das Bases Fluviais Integradas em Breves e Óbidos foi decisiva para o avanço das operações. “Essas estruturas intensificaram o controle das rotas aquáticas, historicamente usadas pelo narcotráfico, somadas ao trabalho permanente das agências de inteligência e às investigações qualificadas que vêm desarticulando organizações criminosas na região”, completou.

Crescimento contínuo nas apreensões

Em 2025, o Estado apreendeu 16.692,253 quilos de entorpecentes, sendo 6.673,893 kg de cocaína e 10.018,359 kg de maconha. No ano anterior, o total foi de 13.354,270 quilos, com 2.909,584 kg de cocaína e 10.444,684 kg de maconha. Já no recorte entre 2019 e 2025, o Pará alcançou a expressiva marca de 67,3 toneladas de drogas apreendidas.

Para sustentar o avanço, o governo estadual investiu na aquisição de seis lanchas blindadas e 19 embarcações leves, ampliando significativamente a capacidade de fiscalização. “Antes, a ausência de investimentos limitava a atuação das forças de segurança. Hoje, conseguimos acessar regiões que eram praticamente inalcançáveis, reduzindo inclusive crimes como roubos em embarcações”, destacou Ed-Lin Anselmo.

Ainda segundo o secretário, até o final do primeiro semestre deste ano está prevista a instalação de uma nova base fluvial integrada no Baixo Tocantins, reforçando a presença do Estado nos rios e potencializando os resultados no combate ao crime.

Bases Fluviais Integradas

As Bases Fluviais Integradas se tornaram um dos principais pilares da política de segurança pública do Pará. Instaladas em pontos estratégicos do complexo sistema hidrográfico estadual, essas estruturas flutuantes funcionam como centros de comando, fiscalização e patrulhamento, reunindo de forma integrada diversas forças de segurança.

O objetivo central é retomar o controle das rotas fluviais, historicamente utilizadas para o tráfico de drogas, crimes ambientais, contrabando e descaminho. Com presença permanente e atuação coordenada, as bases vêm fortalecendo a segurança na Amazônia paraense e ampliando a capacidade de resposta do Estado frente ao crime organizado.

As informações da Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *