Sefa alerta para vencimento do desconto no IPVA de veículos com finais de placa 42 a 62

Os proprietários de veículos com placas de final 42 a 62 têm até a próxima terça-feira (10) para aproveitar descontos de até 15% no pagamento do IPVA no Pará. O benefício, concedido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa), vale para contribuintes sem multas de trânsito e pode gerar uma economia significativa para quem optar pela quitação antecipada do imposto.

De acordo com a Sefa, o maior abatimento — 15% — é destinado a motoristas que estão há dois anos sem infrações. Quem não recebeu multas no último ano tem 10% de desconto, enquanto os demais casos contam com redução de 5%. Os percentuais são aplicados exclusivamente para pagamento em parcela única e antecipada.

O IPVA no Pará pode ser quitado de três formas: em cota única com desconto, em até três parcelas sem abatimento, desde que antes do vencimento, ou de forma integral na data do licenciamento anual, junto ao Detran. Após essa data, o imposto passa a sofrer acréscimos de juros e multa.

Para proprietários de motocicletas e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, que não possuam outro veículo em seu nome, há ainda a possibilidade de acumular os descontos por bom histórico no trânsito com a isenção parcial do IPVA, conforme a Lei nº 6.017/96. Nesse caso, a isenção pode chegar a 100% para quem está há pelo menos dois anos sem multas. Veículos com apenas uma infração nos últimos dois anos têm redução de 50%, e nos demais casos o abatimento é de 30%.

Segundo o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, a combinação de benefícios pode ampliar ainda mais a economia. “Ao antecipar o pagamento do IPVA 2026 em cota única, é possível somar os descontos do bom motorista com a isenção parcial prevista para motos de até 200 cilindradas”, explicou.

A consulta do valor e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE) devem ser feitas no site da Secretaria da Fazenda. O pagamento pode ser realizado via PIX ou por código de barras, na rede bancária credenciada — Banpará, Basa, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal — além de casas lotéricas.

As alíquotas do IPVA no Pará são de 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas não comerciais, e de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do imposto. Já embarcações e aeronaves devem recolher o IPVA até 30 de junho.

Mais informações podem ser obtidas no site da Sefa ou pelo call center 0800 725 5533, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além do atendimento via chat online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *