Semtras reforça combate ao trabalho infantil durante o Carnaval em Santarém

Com o início do Carnaval e o aumento da circulação de foliões e turistas em Santarém, no oeste do Pará, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) reforçou as ações da campanha “Carnaval é Alegria e Diversão, Trabalho Infantil Não!”, desenvolvida pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). O objetivo é prevenir e combater a exploração de crianças e adolescentes durante o período festivo.

A mobilização ganhou força na área urbana de Santarém, especialmente na Vila Balneária de Alter do Chão, um dos principais polos carnavalescos da região. Cartazes e materiais informativos foram fixados em pontos estratégicos de grande circulação, onde as ações serão ainda mais intensificadas ao longo da programação.

Durante as atividades em Alter do Chão, a equipe de Abordagem Social do Centro POP Dom Lino Vombommel também realizou orientações junto a pessoas em situação de rua, ampliando o trabalho preventivo e fortalecendo a rede de proteção social no território.

A campanha integra um conjunto permanente de ações voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, que tende a crescer em períodos de grande movimentação econômica e turística. A orientação é que comerciantes, trabalhadores e a população em geral não naturalizem situações como venda de produtos por crianças ou adolescentes e outras formas de trabalho irregular que coloquem em risco sua segurança e desenvolvimento.

O trabalho infantil é uma violação de direitos e deve ser combatido com informação, prevenção e denúncia. Ao identificar crianças ou adolescentes em situação de exploração, a população deve acionar os canais oficiais, como o Disque 100, a Polícia Militar pelo 190 ou os Conselhos Tutelares de Santarém, incluindo a unidade de Alter do Chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *