Desde que começou a operação de desintrusão como é chamada a expulsão de pessoas que moram em áreas de reservas indígenas que o clima é de tensão na região de São Félix do Xingu, no sudoeste do Pará. Homens da Força Nacional seguem aterrorizando a vida das famílias que receberam ordem da Justiça para deixar suas casas, porém, a resistência de alguns moradores tem sido repelida com força e destruição de seus bens e objetos pessoais.
Nesta quinta-feira (26), os moradores compartilharam um vídeo que mostra o cenário de destruição que ficou um imóvel invadido e saqueado. Nas imagens aparecem homens da Força Nacional fortemente armados e um morador afirmando que não vão deixar a propriedade. Além disso, segundo ele, a Funai teria dado orientação para que eles não deixassem os imóveis quando o documento que sela um acordo e garante indenização às famílias seja assinado.
O home afirma que não vão sair e que vai haver morte, já que outras pessoas devem seguir a mesma orientação de permanecer em suas propriedades até que seja dado uma solução ao impasse.
No vídeo, uma mulher mostra como ficou no interior do imóvel e relaciona os objetos danificados e outros saqueados durante a ação.
Cerca de duas mil famílias estão com suas propriedades ameaçadas. Os moradores esperam ser indenizadas, porém, o processo é lento e a demora motiva ainda mais o clima tenso naquela região. Algumas pessoas já tiveram seus imóveis demolidos e outros temem ter o mesmo fim.