Por Guilherme Ferreira
Na tarde de terça-feira (05), a netspaces, plataforma brasileira de tokenização de imóveis, e a LB IN, incorporadora com sede em Santarém, oeste do Pará, realizaram um evento no Centro de Inovação da ACES Tapajós (CIAT) para apresentar mais detalhes sobre a tecnologia que vem revolucionando o mercado imobiliário brasileiro.
Diogo Borges, Diretor da LB IN, e Vinícius Dambros, Diretor de Crescimento da netspaces, foram os responsáveis por guiar o evento, que representou um marco histórico na incorporação do Brasil com a primeira operação de tokenização imobiliária com imóveis na planta e o lançamento da propriedade digital em Santarém.
A netspaces atua desde 2021 no ramo da tokenização imobiliária, utilizando a tecnologia blockchain – um sistema que funciona como um registro digital descentralizado e imutável – para digitalizar todo o ecossistema de transações imobiliárias, desde a compra e venda até operações de crédito e gestão das propriedades.
A empresa conta com um time formado por investidores e especialistas com ampla expertise no mercado imobiliário e de tecnologia, como Andreas Blazoudakis, que participou da criação de diversas startups, entre elas o Movile, o Ifood e o aplicativo infantil Playkids, e Andrë Braz, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de sites e portais do grupo Globo, como o G1 e o Globo.com, além da plataforma Globoplay.
Para possibilitar que transações imobiliárias sejam feitas de forma 100% digital, a netspaces criou um padrão de tokenização de imóveis chamado de Propriedade Digital, que garante aos proprietários os mesmos direitos e deveres do mercado tradicional, com a segurança dupla do Registro Geral de Imóveis e da Blockchain.
A tecnologia facilita a jornada de experiência na compra de imóveis, tornando todo o processo de venda e aquisição muito mais simples e rápido. Agora, é possível adquirir um imóvel com a mesma facilidade com que se faz um PIX. Além disso, a tokenização permite a compra fracionada, ou seja, os investidores podem adquirir porcentagens de um imóvel, tudo de forma prática através de um aplicativo.
Para os investidores do mercado imobiliário, a tokenização de imóveis representa uma revolução ao melhorar significativamente o custo-benefício das operações, reduzir o tempo das transações e garantir maior qualidade e segurança em todo o processo.
Esta inovação se alinha ao atual momento de transformação digital do mercado financeiro brasileiro, especialmente com o desenvolvimento do DREX, o real digital. Com a digitalização do dinheiro e dos imóveis, o mercado caminha para uma nova era de transações mais ágeis, seguras e eficientes.
Com o lançamento da Propriedade Digital em Santarém, os investidores da cidade já podem ingressar nesse novo modelo de mercado imobiliário comprando frações de imóveis na planta.