O deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) apresentou hoje na Assembleia Legislativa do Pará um pedido de impeachment do governador Helder Barbalho (MDB).
A denúncia, por crime de responsabilidade, está baseada nas operações Bellum e SOS, que investiga superfaturamento e pagamento de propina na compra de respiradores e na gestão de hospitais públicos do estado por organizações sociais.
“Tornou-se insustentável um GOVERNO que voltou-se, desde o nascedouro, e, agora de forma mais do que explícita e ilícita voltado ao CRIME, ao assalto aos cofres do Estado, pelo que se requer de forma imediata o processamento desta Denuncia e pedido de apuração, para ao fim e ao cabo deliberar o plenário da ALEPA pelo afastamento provisório e no prazo legal, após a solicitação das provas já produzidas e colhidas pelo STJ, seja o mandatário do Estado do Pará definitivamente afastado do cargo, acolhendo-se o seu Impeachment com os consectários legais”, diz a denúncia.
Além de Helder, o deputado acusou Elieth de Fátima da Silva Braga, secretária de Educação; Alberto Henrique Teixeira de Barros, secretário de Justiça; e Antônio de Pádua Andrade, secretário de Transportes.
Com informações d’O Antagonista