Semma realiza fiscalização para combater queimadas na comunidade de Arapemã

Foto: Portal da Prefeitura Municipal de Santarém

Por Guilherme Ferreira

Como parte dos esforços das autoridades locais para combater as queimadas em Santarém, oeste do Pará, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na terça-feira (26), uma fiscalização na comunidade quilombola de Arapemã, localizada na região de várzea.

O órgão deu início à operação após receber uma denúncia de queimadas irregulares na área. Ao chegar ao local, os agentes da Semma constataram focos já inativos. Brigadistas também participaram da ação.

Após a assinatura do Decreto Municipal nº 644/2024, que declarou situação de emergência ambiental no município, a Semma deve reforçar suas ações de monitoramento e fiscalização, com o objetivo de prevenir novos focos e punir os responsáveis por queimadas ilegais.

O MPF já solicitou aos órgãos competentes a adoção de medidas urgentes para combater a crise em Santarém. A situação das queimadas na região tem afetado a qualidade do ar e colocado em risco a saúde da população. No último domingo (24), o município registrou um índice de poluição 42,8 vezes superior à diretriz anual da qualidade do ar.

A população pode colaborar com as autoridades por meio de denúncias. Casos de incêndio podem ser reportados pelo WhatsApp da Semma através do número (93) 99209-4670.

Com informações da PMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *