Em mais uma operação de fiscalização integrada, agentes do Grupamento Fluvial e outros órgãos de segurança pública, que atuam na Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, no oeste do Pará, realizaram neste domingo (05) duas apreensões de drogas e armas em embarcações que faziam a rota Manaus-Belém.
Por volta das 14h, em uma das embarcações, foram encontrados mais de 4,5 kg de entorpecentes. A apreensão foi possível graças ao trabalho do cão farejador, que indicou a presença da droga no setor do porão de carga. O material ilícito estava escondido no interior de eletrodomésticos embalados como encomendas – especificamente, um forno elétrico e um micro-ondas. No total, foram apreendidos 4,566 kg de substância semelhante a Skunk, distribuídos em quatro tabletes.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Óbidos, no oeste do Pará, para os procedimentos legais cabíveis.
Ainda no domingo, em outra embarcação da mesma linha, os agentes encontraram uma arma de fogo dentro da bolsa de uma passageira identificada como Fabiana Camila Ferreira. O armamento era uma pistola marca Taurus, modelo PT 92, calibre 9mm, com número de série ACH992010, acompanhada de 53 munições de mesmo calibre.
A mulher não possuía a guia de transporte de arma de fogo exigida por lei. Tanto a arma quanto as munições foram apreendidas, e a portadora foi conduzida à Delegacia da Polícia Civil em Óbidos para os devidos procedimentos.
As operações realizadas pela Base Integrada Fluvial Candiru são parte de uma estratégia contínua para reforçar a segurança no Rio Amazonas, rota frequentemente utilizada por organizações criminosas para o transporte de drogas e armas.