Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal resultou na prisão em flagrante de Vanessa Silva de Souza, natural de Santarém, no oeste do Pará, por tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu na última segunda-feira (4), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Vanessa foi flagrada com aproximadamente 100 cápsulas de cocaína no estômago, prontas para serem levadas à Europa. Segundo os investigadores, ela é suspeita de atuar como “mula”, termo usado para quem transporta drogas ingeridas ou ocultadas no corpo, e fazia o trajeto entre o Brasil e a França.
O que mais chama atenção no caso é o histórico da suspeita com o crime. Vanessa já havia sido presa ao menos duas vezes em Santarém pelo mesmo tipo de tráfico, mas mesmo com as passagens anteriores, voltou a integrar o esquema criminoso.
Há semanas, os passos da mulher vinham sendo monitorados por uma equipe da 16ª Seccional Urbana de Santarém, em conjunto com a Polícia Federal, que atuou de forma integrada para flagrá-la antes do embarque internacional. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia Especial da PF no aeroporto, que já aguardavam o momento certo para a abordagem.
“A ação é fruto de um trabalho investigativo minucioso, reforçando o comprometimento das forças de segurança em combater o tráfico internacional de drogas. A operação mostra a eficiência da atuação coordenada entre as polícias Civil do Estado do Pará e Federal no enfrentamento ao crime organizado transnacional”, destacou a Polícia Federal em nota.
Vanessa Silva foi autuada em flagrante e agora está à disposição da Justiça Federal. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa, que possivelmente atua em rotas internacionais de tráfico de entorpecentes.