A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a segunda fase da Operação “Rede Segura”, com foco no combate à violação da dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação tem como alvo o armazenamento de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em diferentes bairros de Belém: Curió-Utinga, Umarizal e Sacramenta. Um dos alvos acabou sendo preso em flagrante, após a equipe localizar, em seu celular, vídeos contendo abuso sexual de menores. Além do aparelho, os policiais apreenderam outro dispositivo móvel, pendrives e sete HDs, que serão periciados.
“Nas diligências de hoje, conseguimos apreender dispositivos que serão fundamentais para o aprofundamento das investigações. Um dos investigados foi preso em flagrante com conteúdo ilícito armazenado em seu celular”, informou a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV.
A operação contou com o apoio da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), que será responsável por realizar a perícia técnica nos materiais apreendidos. O laudo elaborado servirá para esclarecer integralmente os fatos e embasar novas medidas judiciais, se necessário.
Vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), a DCCV reforça com essa ação o compromisso das forças de segurança no enfrentamento à exploração sexual infantil no ambiente virtual. “A operação reforça o trabalho contínuo da DECCC no combate a crimes cibernéticos que atingem nossas crianças e adolescentes. É fundamental que a população denuncie essas práticas”, destacou a delegada Lua Figueiredo.
Denúncias de crimes envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas anonimamente e de forma gratuita pelo número 181 (Disque-Denúncia) ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com atendimento por meio da assistente virtual Iara. O sigilo das informações é garantido.