Consun aprova regimento da eleição para escolha da nova reitoria da Ufopa

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou, por unanimidade, com 39 votos, o Regimento Eleitoral que regulamenta a consulta à comunidade universitária para escolha da nova reitoria da instituição.

O documento foi aprovado durante a 2a reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, 19 de agosto, e conduzida pela presidência do conselho composta pela reitora e vice da Ufopa, Aldenize Xavier e Solange Ximenes, respectivamente. Técnicos administrativos, docentes, discentes irão às urnas dia 24 de outubro de 2025, de 8h às 21h para eleger a gestão que irá conduzir a Ufopa no quadriênio 2026-2030.

O período oficial de campanha será de 19 de setembro a 23 de outubro de 2025, totalizando 35 dias, enquanto o prazo de desincompatibilização dos candidatos junto à instituição vai de 15 de setembro a 6 de novembro. As inscrições das chapas serão de 08 a 12 de setembro. O resultado final da consulta vai ser homologado pelo Consun no dia 5 de novembro de 2025.

O regimento aprovado estabelece regras como obrigatoriedade de inscrição das chapas com plano de trabalho e currículo lattes, realização da votação por meio do sistema eletrônico SIG-Eleição da Ufopa e proibição de práticas como distribuição de materiais impressos, uso de camisetas, outdoors ou carros de som durante a campanha.

A consulta à comunidade acadêmica manterá o modelo de paridade entre os três segmentos: docentes, técnicos administrativos e discentes com vínculo ativo, cada um com peso de um terço no resultado final.

Este início do processo eleitoral para escolha de reitor (a) e vice foi conduzido pela Comissão Especial de Eleição (CEE), constituída no dia 9 de junho de 2025 para revisar prazos e sugestões da última Comissão Eleitoral de Consulta. A CEE vem sendo presidida pela professora Dávia Marciana Talgatti, diretora do Campus Ufopa de Oriximiná, e composta pelos seguintes membros: Luiz Carlos Laurindo Junior (docente); Warlivan Salvador Leite (técnico); Cleideane Moraes Carvalho (técnico); Lúcy Ellen Vasconcelos Souza (discente) e Matheus Maffioletti Dias (discente).

Após a elaboração da minuta do Regime Eleitoral o documento tramitou na Câmara de Legislação e Norma (CLN) da Ufopa, responsável pela emissão de relatório sobre editais relacionados a processos eleitorais internos para reitoria, direção de campi e unidades acadêmicas, além da escolha de representantes de categorias nos Conselhos Superiores.

Com a elaboração e aprovação do regimento pelo conselho máximo da universidade, a Ufopa deu início a um processo eleitoral transparente e democrático, que definirá a gestão responsável por conduzir a instituição até abril de 2030.

Fonte: Ascom Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *