Por: Uemerson Florencio*
Muitas pessoas já sofreram com manipulações, explorações, foram roubadas e outras atentaram contra a própria vida com o suicídio, por conta das torturas psicológicas cometidas pelos predadores emocionais. Quem são eles? São pessoas frias e calculistas que ganham a sua confiança ou demonstra abertura fácil para você se sentir à vontade, penetram nas suas carências, costumam lhe influenciar de modo sutil e sistemático até atingir o que desejam.
Atualmente o ser humano, em geral, tem optado pela convivência com os animais diante de muitas circunstâncias amargadas em função das relações tóxicas e abusivas. Mas também existem aquelas que optaram por concentrar a sua total atenção na vida religiosa, nos estudos ou na carreira profissional. Cresce o número de pessoas com dores difíceis de superar por conta dos dolorosos traumas, causados pelos duros golpes sofridos dentro da família, relacionamentos amorosos e/ou no ambiente de trabalho.
Para quem já foi vítima delas, as suas condutas conhecidas, mas quem não teve nenhuma convivência ou ainda não percebeu, abra muito bem seus olhos e preste atenção aos seguintes comportamentos:
- São donos da verdade ou da razão – Dotada de uma capacidade extraordinária de ver o mundo com as suas próprias lentes e medir o mundo com as suas próprias réguas, não costumam abrir mão dos seus próprios pontos de vistas. Não importa o que a vítima diga, sempre demonstra alta resistência com diversas objeções, rebatendo sempre o que a vitima defende. Isso é tóxico, se afaste!
- Demonstram alta resistência – Elas não abrem mão de realizar qualquer coisa do jeito delas. Afinal, apenas elas fazem da melhor maneira – é um padrão doentio e ficam chateadas quando são comparadas com outras pessoas. Isso é tóxico, aí não é o seu lugar!
- Não gostam de serem submetidas a qualquer tipo de mudança súbita – Afinal, elas querem ter controle de tudo ou todas etapas, no sentido de evitar surpresas durante o processo. Em geral, são resistentes as mudanças, inclusive da própria conduta. Isso é tóxico, você vai se arrepender de ter permanecido!
- Quer sempre saber sobre tudo – Apenas para poder ter antecipação sobre as atitudes das suas vítimas. Elas gostam de causar surpresas negativas, raramente agradam e quando fazem é pela pura frieza de garantir o exercício da sua melhor conduta – a manipulação. Isso é tóxico. Você nasceu para viver dentro deste tipo de prisão mental?
- Não se compromete de verdade com a outra pessoa – Todos temos necessidades uns com os outros, mas na hora que a vítima mais precisa ela some ou não está por perto. Quando elas sabem de alguma ocorrência infeliz que aconteceu com a vítima, são dissimuladas e dizem: Porque você não me ligou? Porque você não arrumou um jeito de falar comigo? Você sabe que estou sempre disponível para você! Isso é tóxico! Se comprometa com a sua mudança, saia deste lugar, se afaste!
- São pessoas com baixa resiliência aos desafios da vida – Quando percebem os obstáculos, perdem a motivação para o enfrentamento, costuma transferir ou terceirizar a solução ou desistem jogando a culpa na vítima. A capacidade de responder de forma madura diante dos conflitos, não é para todos. E quando se refere aos predadores emocional, são pessoas até agressivas com as suas vítimas, mas são presas das suas próprias fraquezas e carências. Isso é tóxico! Você comete a maior crime consigo mesmo. Vai querer mudar quem não quer, é isso? Você tem o poder de Deus é?
Só o afastamento ou a distância total desta pessoa lhe dará a cura necessária para os seus dias na face da terra, desconecte mental, emocional e de todas as coisas que possam trazer lembranças ou vínculos com esta pessoa. Isso é CURA! Receba a nova vida com os braços abertos e respire a sua liberdade, você merece ser feliz!
- Uemerson Florêncio – Escritor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.