Operação ‘Desarme’ prende dois homens com arsenal de armas e munições em Alenquer

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), a Operação Desarme, em Alenquer, no Oeste do Pará, que resultou na prisão em flagrante de dois homens e na apreensão de diversas armas de fogo e munições. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Santarém (Deca/STM), com apoio da Polícia Civil de Alenquer, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Os alvos da operação foram identificados como Joel Alves de Medeiros e Vandeilson Arruda dos Santos, apontados em investigações que apuram um grave conflito agrário na comunidade Terra Santa, zona rural do município. De acordo com a polícia, moradores vinham denunciando ameaças, incêndios em barracões, destruição de plantações e até suspeitas de envenenamento de água potável. Produtores rurais ligados ao caso estariam utilizando homens armados para patrulhar as divisas das terras, expulsando famílias da área em disputa.

Durante as buscas, a polícia encontrou em poder de Joel uma espingarda calibre .12 Pump Military, outra espingarda sem numeração, além de 35 munições de diferentes calibres. Já com Vandeilson foram apreendidas uma espingarda calibre .28, uma pistola Taurus calibre .380 com carregador e nove munições, além de estojos e munições adicionais.

Diante das evidências, os dois suspeitos foram autuados em flagrante por posse irregular de armas de fogo e munições. Eles permanecem presos à disposição da Justiça, enquanto as investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de intimidação contra moradores da comunidade.

A Polícia Civil informou que a operação tem como objetivo principal desarmar os grupos envolvidos no conflito e garantir a segurança das famílias ameaçadas na região.

Com informações da Polícia Civil do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *