Casa das ONGs abre edital para a sociedade civil propor atividades, durante a COP 30, em Belém

O Brasil se prepara para sediar um dos mais importantes eventos sobre clima, meio ambiente e sustentabilidade – a COP 30, que acontece em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro. Enquanto os encontros oficiais da cúpula da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) contemplam reuniões de autoridades governamentais, a Abong – Associação Brasileira de ONGs – vai trazer a população amazônida para o centro dos debates. Com este objetivo, a Associação criou a “Casa das ONGs”, espaço para sediar discussões democráticas sobre os temas relacionados à COP e que impactam diretamente a população. O local contará com uma programação diversa e gratuita durante os dias  10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro.

“Tudo o que é discutido durante as reuniões da cúpula tem grande relevância no debate público. As medidas de enfrentamento às ameaças climáticas que vivemos e da devastação ambiental são essenciais para pautar as ações governamentais, entretanto, quem conduz as discussões, em geral, não são as pessoas impactadas pelos efeitos da devastação ambiental. Tampouco são aquelas que sofrem diretamente com as tragédias climáticas. Essas pessoas não são ouvidas e é neste contexto que apresentamos a Casa das ONGs”, explica Guilherme Carvalho, membro da Diretoria Executiva da Abong no Pará.

O espaço foi desenvolvido para acolher atividades, palestras e discussões sobre os temas como: Justiça Climática, Transição Energética Justa, Racismo Ambiental, Educação Ambiental Antirracista, Tecnologia e os impactos das Big Techs, LGBTQIAfobia ambiental; Desenvolvimento e Fortalecimento Territorial; Comunicação Popular, entre outras pautas fundamentais para os Direitos Humanos e Ambientais.

A Casa terá uma grande sala para plenárias, com capacidade de cerca de 100 pessoas, além de outras salas, com capacidade para aproximadamente 30 pessoas,  que servirão para atividades como oficinas ou rodas de conversa, por exemplo. Além disso, há um ambiente preparado para uso de comunicadores e um terraço para confraternizações. Em relação à estrutura, serão disponibilizadas para as plenárias: tradução simultânea; estrutura multimídia; mesas e cadeiras; ar-condicionado; área para alimentação; e divulgação das atividades.

Edital aberto para a programação da Casa das ONGs

Como parte do objetivo de trazer a sociedade civil para o protagonismo no evento, a Abong está com um edital aberto para as organizações que tenham interesse em inscrever e promover atividades na Casa das ONGs. As atividades serão livres, sujeitas à capacidade dos ambientes e poderão ser realizadas durante os dias de funcionamento do espaço.

As propostas podem ser submetidas por meio deste formulário, que fica disponível até 25 de setembro. Serão priorizadas atividades de organizações amazônidas, mulheres, pessoas LGBTQIA+, juventudes e associadas Abong, além daquelas que sejam desenvolvidas em parceria com outras organizações ou grupos. As sugestões serão avaliadas e a programação deve ser divulgada em 22 de outubro, após reuniões de alinhamento com as organizações selecionadas.

“Trazer a perspectiva popular, em especial da população mais atingida pelos impactos, tanto das crises climáticas, quanto das decisões do poder público; é essencial para uma solução sustentável e abrangente”, finaliza Guilherme.

Cronograma do edital – Casa das ONGs

Período de inscrições: até 25 de setembro de 2025

Seleção: entre 9 e 17 de outubro

Divulgação da programação final: 22 de outubro

Período de realização das atividades: Dias 10, 11, 12,  16, 17, 18 e  19 de novembro de 2025 – Belém (PA)

Fonte: Atômica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *