Uma proposta de regulamentação da circulação de caminhões e carretas em Santarém, no oeste do Pará, foi apresentada em reunião realizada nesta quarta-feira (24), no auditório das Promotorias de Justiça. O encontro, convocado pela 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, discutiu o plano elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em conjunto com as secretarias de Mobilidade e Trânsito e de Portos e Transportes Aquaviários, para reduzir os impactos do tráfego pesado na cidade.
O estudo técnico prevê a criação de um corredor de tráfego com rotas e horários definidos para veículos pesados. Entre os trajetos sugeridos estão os acessos ao porto Uruará, Cargill, porto Prainha, porto Tapajós, PA-370, Distrito Industrial, Terminal Hidroviário e Retroporto. O levantamento também identificou o estado de conservação das vias e os serviços necessários para adequação.
Durante a reunião, a promotora de Justiça Lílian Braga destacou a importância da participação popular no processo. “Estamos buscando uma construção democrática e aberta, mas a decisão final caberá ao Poder Público”, afirmou. Representantes de órgãos municipais, setores econômicos e comunidades impactadas participaram do debate.
Segundo o Ministério Público, a discussão dá continuidade à audiência pública realizada em 2024, quando foram apontados os problemas causados pelo tráfego intenso de carretas em Santarém, como danos ao asfalto, riscos de acidentes, poluição e prejuízos à rede elétrica.
Ao final, ficou definida a solicitação de criação de um grupo de trabalho pela prefeitura para aprofundar as discussões e encaminhar soluções práticas. “É um problema complexo, mas com diálogo e medidas regulatórias, já conseguimos avançar na minimização dos impactos”, reforçou a promotora Lílian Braga.