IFPA abre 6,6 mil vagas em cursos técnicos e de graduação para 2026, oportunidades em Santarém

O Instituto Federal do Pará (IFPA) deu início às inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026, que vai ofertar 6.665 vagas em cursos técnicos e superiores em diversas regiões do Pará. A oportunidade contempla desde estudantes que estão concluindo o ensino fundamental até aqueles que buscam o ingresso na graduação.

As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 17 de novembro, no site oficial do IFPA. A taxa de inscrição é de R$ 40 para cursos técnicos e R$ 60 para graduação. Candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção entre 16 e 30 de outubro, informando o número do NIS.

Distribuição das vagas

3.170 vagas para Cursos Técnicos Integrados (duração de até 4 anos, voltados a quem concluiu o ensino fundamental);

1.775 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes (duração de até 2 anos, voltados a quem já terminou o ensino médio);

1.720 vagas para Cursos Superiores de Graduação.

As vagas estão distribuídas entre os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.

Critérios de seleção

Nos cursos técnicos integrados e subsequentes, a seleção será feita com base no desempenho escolar — as notas de Língua Portuguesa e Matemática de anos específicos do ensino fundamental ou médio serão avaliadas.

Já para os cursos de graduação, o critério de classificação será o melhor desempenho no Enem, entre as edições de 2021 a 2025, levando em conta a redação e as notas das áreas de conhecimento. A análise das pontuações será feita automaticamente pela Fundação CEFETMinas.

Metade das vagas de cada curso é destinada a estudantes de escolas públicas, enquanto a outra metade é de ampla concorrência. Dentro desse grupo, até 50% das vagas são voltadas a ações afirmativas próprias do IFPA, com processo de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros.

O PSU 2026 reforça o compromisso do IFPA em ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade em todo o Pará, oferecendo oportunidades de formação técnica e superior alinhadas às demandas regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *