A sigla “IA”, abreviação de Inteligência Artificial, foi eleita a mais relevante de 2025 no III Concurso “A Palavra do Ano”, promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa). A expressão obteve 17,8% dos votos, refletindo a centralidade do tema nos debates públicos, acadêmicos e profissionais ao longo do ano.
Em segundo lugar, com 14,6% das preferências, ficou o termo “COP30”, que destaca a relevância de um dos eventos internacionais mais significativos de 2025. Segundo os organizadores, a escolha reforça “a urgência da implementação efetiva dos compromissos ambientais já assumidos por diversos países”.
A palavra “soberania” ocupou a terceira posição, com 9,6% dos votos. De acordo com a organização do concurso, o crescimento do uso do termo em 2025 está relacionado a declarações e ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, direcionados ao Brasil, especialmente sobre políticas internas, o que reafirma o debate sobre a autonomia nacional e a autoridade do Estado brasileiro sobre seu território.
Além dessas, o concurso também apresentou ao público palavras e expressões associadas a temas como “anistia” e “Amazônia”. Como parte da iniciativa, os organizadores solicitaram que uma ferramenta de inteligência artificial explicasse o resultado da votação. Na resposta, a IA destacou que sua escolha reflete o impacto significativo da tecnologia no cotidiano das pessoas, influenciando áreas como educação, mercado de trabalho, ciência, comunicação, economia e produção cultural, além suscitar debates sobre ética, inovação, criatividade, privacidade e os rumos da sociedade contemporânea.


