Com apoio da UFOPA, iniciativa no Terreiro de Umbanda São Pedro debate a liberdade de crença e a preservação de cosmologias afroindígenas neste sábado (7).
Neste sábado (7) o Terreiro de Umbanda São Pedro abre suas portas para a comunidade em geral com a roda de conversa “O Terreiro Ensina: entre o sagrado e o direito de crer”. O evento, com início às 16h, propõe um diálogo sensível sobre a liberdade religiosa, a preservação de memórias ancestrais e o enfrentamento ao preconceito institucional.
A iniciativa é da pesquisadora e umbandista Luciana Guedes, mestranda em Ciências da Sociedade pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O evento conta com o apoio estratégico do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da UFOPA, reforçando a ponte entre a produção científica e a vivência das comunidades tradicionais.

Luta e saberes
Para Luciana Guedes, que integra a casa há cinco anos, o encontro busca desmistificar a visão externa sobre as religiões afrobrasileiras. “O terreiro é um território de memória e um espaço legítimo de saber. Nele, cultivamos o cuidado coletivo e o respeito às diferenças. Em um país historicamente racista, o ‘direito de crer’ não é apenas uma garantia constitucional, é uma luta diária pela sobrevivência física e espiritual”, afirma a pesquisadora.

A roda de conversa também destaca a importância da oralidade como ferramenta pedagógica. Atualmente, o Terreiro São Pedro sedia duas pesquisas de mestrado que buscam fortalecer a rede de diálogo entre a universidade e o povo de terreiro, focando em ações educativas contra o racismo religioso e o reconhecimento da humanidade do outro através da convivência.
Acolhimento e Cosmologias
O anfitrião da casa, o sacerdote João Paulo Obarassy, destaca que abrir o terreiro para o público externo é uma forma de reafirmar a identidade e a acolhida característica da região. “Nossa casa sempre foi um lugar de cura e resistência. Abrir as portas para quem deseja conhecer nossa fé é um ato de acolhimento necessário para desarmar o preconceito. Aqui, os saberes que entrelaçam as cosmologias afroindígenas são a nossa base, e compartilhá-los é mostrar que o sagrado se faz no respeito e na convivência com a pluralidade”, pontua o sacerdote.
Respeito ao sagrado
O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as crenças (ou sem religião), oferecendo certificado de 3 horas. Em respeito ao solo sagrado, a organização solicita que os visitantes utilizem roupas condignas, evitando peças curtas, decotadas ou em tons muito escuros.
SERVIÇO
Roda de Conversa “O Terreiro Ensina”
Data: Sábado, 7 de fevereiro de 2026.
Horário: 16h.
Local: Terreiro de Umbanda São Pedro – Avenida Preside Vargas, nº 1754, entre Silvino Pinto e Moraes Sarmento, Santa Clara;
Entrada: Gratuita (Certificado de 3h disponível).

