Foi durante toda a segunda-feira (01), no auditório da Câmara Municipal de Altamira, que os 181 professores aprovados e convocados no primeiro edital do concurso público de Altamira, realizado em 2020, receberam os certificados de posse.
Mesmo em meio ao caos em que foi encontrada a Prefeitura, a atual gestão vence este cenário de dificuldade, ao iniciar o chamamento de aprovados no concurso realizado em outubro de 2020.
“Nós defendemos o concurso e sempre defenderemos. Apesar de todos os desafios, vocês terão a oportunidade de trabalhar na primeira administração da história de Altamira, onde os professores escreveram o plano de governo na área da Educação. Isso é inédito”, afirmou o prefeito Claudomiro Gomes. Ele iria participar apenas da cerimônia de posse do primeiro grupo, mas decidiu estar presente durante todo o dia e assinar cada documento de posse entregue aos professores.
Ainda durante o discurso, o prefeito falou sobre a necessidade de todos trabalharem juntos em prol de um único objetivo: tornar a educação de qualidade acessível a todos. “Agradeço à Câmara pela oportunidade de fazer uma mudança importante, pela primeira vez os diretores foram escolhidos com um critério técnico, nós precisamos dos melhores, e a direção da escola é fundamental”, declarou Claudomiro Gomes.
Maxcinei Pacheco é professor e, atualmente, secretário de Educação. Durante o discurso de posse dos professores, ele falou sobre a importância de amar a profissão.
“É uma profissão estressante e desgastante, quem trabalha com ser humano sabe como é. Por isso, tem que ter amor. Passei em dois concursos, e decidi assumir o de professor. Mas eu ouvi que era doido, de largar o que achavam ser o melhor. Aquilo me entristeceu porque eu sou professor, não por falta de opção, mas porque eu decidi ser”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Silvano Fortunato parabenizou os aprovados e falou no discurso na tribuna sobre ser um defensor de concurso público.
“Parabéns a vocês que conseguiram nesse certame serem aprovados. Sou funcionário há quase 30 anos e eu tive essa alegria também de passar em um concurso que o atual prefeito fez em 1997, em sua primeira gestão. E, agora, vocês têm em suas mãos a responsabilidade de transformar a nossa sociedade, de revolucionar nossa sociedade. A educação é a única porta que nós temos para uma sociedade justa, para avançar e conseguir desenvolver e progredir nosso município”.
Em respeito ao Decreto Municipal nº 053/2021, que traça diretrizes para o enfrentamento à Covid-19, a cerimônia de posse foi dividida em solenidades de uma hora de duração com a distribuição de pequenos grupos de futuros servidores e seguiu os protocolos de prevenção ao novo coronavírus.
É importante ressaltar aos aprovados ainda não convocados e também à sociedade, que a Prefeitura Municipal de Altamira continuará convocando concursados, sempre que as secretarias informarem demandas de recursos humanos.
Fonte: Ascom/PMA