O Instituto Alcoa promove, de 23 a 25 de junho, a primeira edição do Festival da Cultura Empreendedora. Ao longo dos três dias, serão realizados oficinas, painéis e rodas de conversas sobre o tema, além de atividades culturais de diferentes regiões do Brasil. Todas as atividades serão online, abertas e gratuitas e para todos os públicos.
O evento reunirá especialistas na temática, colaboradores Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, empreendedores das cidades de Juruti (PA), São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP) e todos os interessados em dialogar sobre cultura empreendedora – do investimento em negócios ao engajamento social e construção de um projeto de vida.
O tema é prioritário na maneira como o Instituto Alcoa atua na frente de geração de trabalho e renda, uma das causas estruturantes para o desenvolvimento de territórios mais inclusivos e menos desiguais.
“Os desafios em decorrência das desigualdades de renda no país ainda são imensos e, portanto, atuar nessa frente se apresenta como uma demanda real e concreta da sociedade brasileira, em busca de mais qualidade de vida para as comunidades. Por isso, nessa frente, o Instituto Alcoa apoia ações de qualificação e incentivo ao empreendedorismo e acesso ao trabalho e renda”, comenta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.
O Festival pretende, portanto, ampliar o debate a respeito das oportunidades e desafios quando o assunto é geração de trabalho e renda, assim como promover uma troca intensa de experiências entre iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nos territórios para fortalecer a cultura empreendedora.
Inspirações e ações
Cada dia do evento contará com um assunto central, a fim de explorar todas as perspectivas e olhares que englobam o tema. No primeiro dia, o foco será “Cultura empreendedora e os desafios e oportunidades para geração de trabalho e renda no Brasil”, com mesa de abertura a respeito do papel dos diferentes setores da sociedade e um painel para debater sobre diversidade e empreendedorismo.
Já no segundo dia, as atividades estarão focadas em refletir sobre as competências e habilidades pessoais que todas as pessoas têm para empreender, seja na sua vida pessoal ou profissional. Assim, o público poderá participar de uma oficina prática para descobrir qual é a sua personalidade empreendedora, além de conhecer de perto várias experiências de empreendedores que refletem a diversidade do país.
E, para fechar o Festival, o último dia terá como foco o ecossistema do empreendedorismo, a fim de debater a respeito dos projetos individuais de vida, empresas tradicionais, gestão de projetos sociais, negócios de impacto e carreira acadêmica. Os participantes irão debater sobre o empreendedorismo jovem e a educação básica no Brasil e poderão acompanhar o painel de encerramento com falas inspiradoras de empreendedores sociais que atuam para a transformação da sociedade.
Como participar?
A programação completa pode ser acessada na página do Festival (festculturaempreendedora.com.br). Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Basta escolher a atividade e, nos três dias do Festival, acessar o link da sala correspondente.
No site, é possível também conferir diversos materiais, como reportagens, podcasts e pesquisas a respeito da temática, assim como baixar um kit de comunicação do evento, que pode ser compartilhado nas redes sociais.
Fonte: Temple Comunicação