Após duas semanas de intensas articulações com apoio do prefeito Dr. Macedo, do vice-prefeito, Ulisses Medeiros, classe estudantil, Demutran, e empresários do transporte coletivo de passageiros intermunicipal, finalmente ficou acertado que o ‘Linhão Univesitário’, uma reivindicação antiga dos estudantes do ensino superior do município, será retomado a partir da próxima segunda-feira (21).
O ‘Linhão Universitário’ sairá de Santarém e fará o percurso pelas instituições de ensino superior a partir das 22 horas. O transporte será feito pela empresa Nacional, que também voltará a operar no horário de 18 horas saindo do Terminal de Passageiros de Belterra.
O empresário Jailson já está de posse da lista de passageiros entregue pelo coordenador municipal de Transporte e Trânsito de Belterra, Anderson Augusto. Ele disse que fará a experiência pelo prazo de um mês, para então, se comprovada a assiduidade da demanda, manter o serviço em caráter definitivo.
“A partir da próxima segunda-feira, os universitários belterrenses do turno da noite, já terão um transporte para retornar para casa. Os demais horários do dia, poderão voltar com a justificativa da demanda”, destacou Anderson Augusto, que durante esta semana reuniu com representantes dos estudantes, que cobraram pelo retorno do serviço.
Por meio de uma parceria com a SMT, o coordenador vai solicitar a permissão de tráfego para o ‘Linhão’ operar sem contratempos nas vias urbanas. Anderson Augusto disse que apesar das articulações terem sido exaustivas, o resultado foi bastante positivo. “É isso que vale a pena. Dar uma resposta satisfatória à população e contar com o apoio do Poder Executivo. A classe estudantil merece muito mais por tratar se de jovens que estão batalhando por um futuro mais promissor, para levar o nome de Belterra por onde quer que atuem em um futuro bem próximo. Que a parceria prossiga , visando sempre a melhoria deste serviço”, destacou Anderson Augusto.
O coordenador recebeu a estudante Carol Cardoso, que compareceu ao Demutran, e fez a entrega de uma lista que contém nomes dos estudantes universitários de Belterra, que necessitam de um transporte para se deslocarem até Santarém.
Além dos nomes dos universitários, há também os nomes das devidas instituições de ensino e endereço.
Após receber a lista, o coordenador tratou de reunir com empresários do setor e, com o apoio do Poder Executivo, conseguiu atender a demanda dos universitários.