Nesta correria do dia a dia, ouvimos tanto sobre a importância de fazer networking e como este tipo de relação traz bons frutos. Mas, afinal, o que é networking?
Networking significa “rede de contatos“. Em outras palavras, fazer networking é criar e cultivar relações com outros profissionais de diversas áreas, podendo usufruir delas no futuro.
Porém, é necessário muito mais que só visibilidade para construir uma relação duradoura, capaz de gerar novos negócios e bons relacionamentos. Sendo um fato que merece nossa devida atenção, trouxemos Charlene Lacerda, empresária e executiva de um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, para listar quatro passos primordiais para se criar excelentes conexões:
1) Não basta apenas se conectar, é preciso estar focado e saber o que deseja e quer desta relação.
2) Dedicação: o quanto você se dedica depois que se conectou e o quanto você está disponível e disposto a contribuir.
3) Anotar tudo e criar um “banco de dados”. Às vezes, na primeira apresentação ou conexão não se enxerga uma relação, mas se guardarmos essa informação, este contato pode fazer sentido em outro momento (para nós ou para alguém que conhecemos).
4) Saiba pedir auxílio. Consulte a sua rede pessoal sempre que precisar. Pode ser algo simples que muitas vezes não conseguimos desenvolver, mas acredite, duas ou mais cabeças funcionam muito melhor.
É importante saber que muito além de uma simples relação de troca, o networking é um processo de construção de confiança. Portanto, está relacionado ao comportamento.
“Fazer networking é conhecer alguém com um problema, saber que outra pessoa é capaz de solucionar essa necessidade e ligar esses dois indivíduos. Em algum momento chegará a sua vez de ser auxiliado e, graças a um amigo em comum, outra pessoa, desconhecida até então, poderá arrumar uma saída para sua dificuldade”, diz Charlene.
Networking nem sempre precisa envolver recursos financeiros, pois uma boa rede traz soluções assertivas mediante experiências vividas. Acreditar que a vida é um movimento entre dar e o receber traz sentido à nossa existência.
Cuidar da própria imagem também é indispensável, é importante ser lembrado pela qualidade do nosso trabalho, da entrega e por quem realmente somos. Além disso, praticar a escuta ativa também pode render bons frutos. Ouça mais e fale menos, ao interagir entenda o que os outros fazem, como fazem, quais as limitações e contribuições.
“Acredito que viver é se relacionar, pelo simples fato de que ninguém faz nada sozinho”, afirma Lacerda, que ainda completa: “ter o seu nome ou os seus serviços guardados na mente das pessoas que te rodeiam é fundamental nos tempos atuais”.
Auxiliar é um fator de empatia muito significativo. Sempre que tiver oportunidade, esteja disponível para fazer algo por alguém de forma desinteressada, que seja verdadeiro, espontâneo e que venha do coração. Esteja aberto e deixe entrar, porque viver é se relacionar.
Fonte: Mengucci Imprensa e Mídia