Seduc alerta para o fim do período de pré-matrícula na rede pública estadual

O período de pré-matrícula para novos alunos na rede pública estadual iniciou, no último dia 5 de dezembro. De lá para cá, mais de 53 mil inscrições já foram realizadas, segundo o balanço mais recente. No entanto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alerta para o fim do prazo que encerra no dia 7 de janeiro de 2023.

O procedimento pode ser feito pelo site www.seduc.pa.gov.br (24h por dia) ou por meio da Central de Atendimento (0800.280.0078), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o ano letivo de 2023, a Seduc está disponibilizando mais de 180 mil novas vagas para diversas modalidades educacionais, em todo o Pará.

“No ato da pré-matrícula, serão solicitadas algumas informações, entre elas: o nome completo do aluno, data de nascimento, nome dos pais, a escola na qual pretende aquela vaga, qual é o ano/série e o turno que esse aluno irá cursar, o endereço completo, o bairro e o CEP”, detalha a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

A Seduc ressalta que o serviço não é válido para estudantes que já estão matriculados em 2022, pois a vaga para o ano/série subsequente já está garantida. Porém, para aqueles que desejam mudar de escola, é necessário aguardar o lançamento das notas da 4ª avaliação para poder solicitar o documento que permite a mudança.

Documentação

A partir do dia 11 de janeiro, a Seduc vai iniciar o período de confirmação das inscrições para os novos alunos e, nesta etapa, são necessários os seguintes documentos: Original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual; duas fotos 3×4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos); comprovante de imunização contra a Covid-19 (para quem tiver acima dos 12 anos); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar originais.

Cronograma

  • 05/12/2022 a 07/01/2023: Pré-matrícula para novos alunos.
  • Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro ocorrerá a confirmação de matrícula para novos alunos com deficiência.
  • De 16 a 20 de janeiro a confirmação será para os demais novos alunos: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; turmas multisseriadas anos iniciais do Ensino Fundamental I; 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental; Saberes da Terra – Fundamental; Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some) Fundamental; Educação Infantil Indígena – Pré-escola; e Educação Indígena Ensino Fundamental I e II.
  • Entre os dias 23 e 27 de janeiro será a vez de confirmar vaga para os alunos do Ensino Médio (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio; Sistema Educacional Interativo (SEI); Some Ensino Médio; EJA Campo Ensino Médio e Educação Indígena Ensino Médio.

Fonte: Agência Pará

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