Foi encerrada com sucesso a campanha promocional Poupar, Investir e Ganhar, realizada pelo Sicredi de 1° de agosto a 12 de dezembro de 2022. A campanha sorteou R$ 2 milhões em prêmios para associados que fizeram aportes na poupança, em depósito a prazo e em Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Ao todo, mais de 467 mil associados participaram dos sorteios, dos quais 184 foram premiados, entre pessoas físicas, produtores rurais, usuários Woop, poupadores e empresas na maioria das cidades de Mato Grosso, nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Amazonas, grande parte do Pará e algumas cidades de Goiás.
A lista completa com os nomes dos associados sorteados, as datas dos sorteios, bem como os números da sorte, estão disponíveis para consulta no site www.sicredi.com.br/promocoes/pouparinvestireganhar. Os sorteios foram realizados por meio da Loteria Federal.
Durante a campanha foram realizados 10 sorteios quinzenais de R$ 5 mil, com 16 sorteados por quinzena, e no último, realizado no dia 24 de dezembro, o prêmio de R$ 50 mil contemplou mais 24 associados. Ao encerrar a campanha, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio Almeida, afirmou que o objetivo da ação, de ampliar a divulgação de produtos financeiros destinados à reserva de emergência, no caso da poupança, e de investimentos, como depósito a prazo e LCA, foi cumprido.
“Atingimos nosso objetivo de despertar nas pessoas a consciência da importância de se manter uma reserva financeira e de iniciar algum tipo de investimento. Sabemos que a cultura de consumo consciente, educação e organização financeira ainda é pouco seguida pela maioria dos brasileiros e ações como esta desenvolvida pelo Sicredi ajudam a ampliar a divulgação de produtos, que podem ser usados pelos associados conforme suas necessidades e realidade”, contextualiza Almeida.
Para se ter uma ideia da necessidade de se ampliar o acesso à informação e incentivar as pessoas a se organizarem financeiramente, a 5ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em maio, mostra que 61% da população brasileira não possui nenhuma reserva financeira. O estudo considerou o uso de produtos como a poupança, citada por 23% dos entrevistados que mantêm alguma reserva; fundos de investimento, citados por 3%; títulos privados, citados por 2%; e títulos públicos via Tesouro Direto e moedas digitais, mencionados por 2% dos entrevistados.
Além da ampliação na divulgação dos produtos financeiros aos associados e à comunidade em geral, a realização da campanha trouxe outros resultados ao Sicredi, na região. Durante o período da campanha, as carteiras de depósito a prazo e LCA tiveram alta de 15,8% e 26,2%, respectivamente. A carteira de poupança ficou estável e o número de associados subiu 9,3%.
“Com planejamento e os investimentos adequados a cada perfil, as pessoas realizam seus sonhos pessoais e patrimoniais. E o Sicredi está ao lado dos associados para ajudá-los a escolher o melhor caminho”, acrescenta Almeida ao lembrar que o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com sólida participação no mercado, em que os associados são donos do negócio e participam dos resultados. Recentemente, conquistou a 7ª posição entre as melhores gestoras de fundos de renda fixa, no ranking “Top Asset”, da revista Investidor Institucional.
Fonte: Sicredi