Foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação da Doutora Socorro Pena para a exercer a função de assessora especial da Secretaria-Executiva da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Socorro já se encontra em Brasília para assumir o cargo no alto escalão do Governo Federal.
O convite para o cargo em Brasília partiu do próprio ministro Alexandre Padilha (PT-SP). A santarena já havia atuado ao lado do ministro no ano de 2014, quando ele disputou as eleições para o governo de São Paulo. Ela foi coordenadora de campanha na época.
Socorro Pena é doutora em Educação pela Unicamp, mestrada em Desenvolvimento Sustentável pela UFPA e tem graduação em Direito.
Ela é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e já foi vereadora do município de Santarém (1988-1996), foi também Assessora Especial da Casa Civil da Governadoria do Estado (2007) desenvolvendo atividades na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participou da criação da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura.
Após a criação da secretaria assumiu a função de Secretária de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (2002-2010).
Em 2011, assumiu a função de professora na Universidade do Oeste do Pará (Ufopa). Além do envolvimento no trabalho social, como na Pastoral da Juventude da Igreja Católica em Santarém.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) foi recriada no novo mandato do presidente Lula (PT). A pasta teve status de ministério até 2015, no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A SRI é uma das pastas mais importantes do governo federal. Ela é responsável pela articulação política do Palácio do Planalto.