Duas jovens colombianas de 19 e 22 anos, foram presas na manhã deste sábado (6), transportando mais de 40 quilos de maconha. A prisão ocorreu no KM 995 da BR-163, em Santarém, no oeste do Pará. A droga estava escondida em uma embalagem de ar-condicionado.
Durante a abordagem a um ônibus de viagem que tinha como destino o município de Marabá, no sudeste do estado, os policias rodoviários federal identificaram duas jovens colombianas, naturais da cidade de Cáli, na Colômbia. Aos agentes, as mulheres contaram que iriam para Marabá para tratar de uma nova proposta de trabalho. Elas disseram que atuam no ramo da estética.
Contudo, após repassarem informações desencontradas aos policiais, estes descobriram que elas também transportavam um ar-condicionado.
Os agentes federais perceberam que o peso e o volume estavam desproporcionais à embalagem do aparelho. A equipe da PRF abriu a embalagem e encontrou um invólucro afixado na parte interna do aparelho e constaram que se trata de um possível material entorpecente.
Os policiais desmontaram a central de ar e verificaram que na realidade o aparelho era apenas uma capa a fim de enganar a fiscalização.
Ao desmontar a central de ar, os agentes encontram diversos tabletes de variados tamanhos escondidos tanto na central de ar quanto na arte do condensador do ar.
Foram encontrados um total de 41.381 KG de substância análoga à maconha.
As colombianas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As duas foram conduzidos para à polícia judiciária em Santarém.