Mulheres que querem avançar na carreira de empreendedoras. Esse é o perfil das participantes do Projeto Dona’s, uma iniciativa do Consulado da Mulher, com apoios do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e Instituto Alcoa, que está atuando em Juruti, oeste paraense, de forma integrada para compreender e atender as necessidades delas. O Dona’s começou suas atividades na segunda quinzena de março e segue até dezembro. No mês de abril, elas realizaram estudos e atividades técnicas e práticas de empreendedorismo, gestão e características de negócios aplicáveis aos empreendimentos que atuam.
Nesses primeiros meses de execução do Projeto Dona’s, temas fundamentais de empreendedorismo instigam as participantes a se conectarem de maneira estratégica com seus negócios. Nos primeiros módulos foram trabalhados assuntos sobre o empreendedorismo como forma de impacto positivo para elas e a comunidade. Para isso, colocar as ideias no papel é essencial para se iniciar e ter noções claras dos negócios.
A ferramenta Canva foi fundamental, auxiliando as participantes na elaboração de estrutura de seus empreendimentos e planos de negócios. Com elas, foi trabalhado também o planejamento estratégico, abordando meios e alternativas para contribuir nas metas e nos objetivos. O ambiente está sendo de conexões e trocas, onde elas compartilham a história de como começaram e os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam nessa jornada ousada, criando um espaço de colaboração e união entre o grupo.
Ábia Carla, uma das participantes, compartilha seus ganhos com o projeto. “Entrei no projeto Dona’s por curiosidade e, hoje, eu vejo que foi uma lâmpada para meu negócio. A cada dia estou mais empolgada, muito feliz por fazer parte do curso que me engrandece. Hoje, já tenho controle sobre minha parte financeira: meu custo, meu investimento e meu salário. Estou me sentindo uma empresária empoderada”, conta.
Para Idaliana Albuquerque, facilitadora do projeto, falar do Dona`s e com as mulheres participantes é gratificante. “Emociona a gente. O Dona´s vai ensinando a cada dia, a cada encontro, mostrando a importância do conhecimento, da precificação, do relacionamento com o cliente. No início elas, não se encontravam em seus empreendimentos, mas agora, graças a Deus, elas já conseguem se encontrar como profissional”, avalia.
Projeto
Ao todo, foram 320 inscritas concorrendo a 100 vagas no Projeto Dona’s, mas devido à grande procura a organização decidiu ampliar para 200 participantes. Elas são capacitadas em temas de gestão simplificada de negócios e crescimento pessoal, com encontros semanais. Trata-se de uma nova versão do Projeto Dona’s do Consulado da Mulher, ocorrido em 2020. São parceiros na iniciativa o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e o Instituto Alcoa. O Consulado da Mulher fica sediado em São Paulo (SP).
Participam do programa de formação mulheres a partir dos 18 anos de idade e que tenham exercido alguma atividade empreendedora há no mínimo seis meses, seja empreendimento formal ou informal, além de renda familiar de no máximo um salário mínimo por membro da família. Já que se tratam de mulheres que querem avançar na carreira de empreendedoras, ainda nos dois primeiros encontros elas discutiram um pouco sobre matemática e como essa disciplina poderá reger suas vidas, contribuindo para seus sucessos.
Em síntese, o Dona’s consiste em treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.
Fonte: Instituto Juruti Sustentável