O município de Santarém recebe a Caravana Embrapa FertBrasil na próxima terça-feira (6). A caravana, que traz especialistas da Embrapa de diferentes regiões do país, já percorreu no Pará os municípios de Redenção e Paragominas, no mês de maio.
O objetivo é debater alternativas para enfrentar os problemas causados pelo aumento do preço de fertilizantes insumos, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.
Pesquisadores da Embrapa apresentam tecnologias e boas práticas para promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.
O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. Em 2021, o país importou cerca de 89% das 43 milhões de toneladas de fertilizantes consumidas na produção agrícola brasileira. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. Os fertilizantes respondem por mais de 40% dos custos de produção dessas culturas agrícolas.
Nas regiões paraenses onde a caravana vai passar, o cultivo de grãos e a pecuária são atividades economicamente importantes e que demandam o uso de fertilizantes e adubos de correção do solo em função das características locais.
Ascom/Embrapa