A Farmácia Universitária da Universidade Federal do Oeste do Pará (Farmaufopa) é uma subunidade do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) que, durante a pandemia, criou um projeto para a produção e envase de álcool em gel a 70%.
Nos primeiros meses da pandemia, a Ufopa recebeu da Prefeitura Municipal de Santarém álcool em gel, aproximadamente 1.500 litros, para o reenvasamento, ou seja, o acondicionamento em embalagens menores a serem distribuídas às unidades de saúde, obedecendo às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.
Desde esta primeira semana de agosto, a Farmaufopa também está trabalhando na produção do álcool em gel. De acordo com a coordenadora, professora Flávia Garcez, já foram produzidos 50 litros de álcool em gel para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), com insumos doados pelo próprio hospital.
A Unimed também encaminhou material à Farmácia Universitária para produção e envasamento.
O projeto da Farmaufopa ligado à manipulação do álcool em gel envolve, além da coordenadora, a professora Kariane Nunes, supervisora da produção do álcool em gel; os residentes farmacêuticos multiprofissionais em saúde; e os técnicos do Isco, pela Ufopa.
Considerando a parceria com o Hospital Regional, também participam os residentes em Farmácia da Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Farmácia Universitária
A Farmácia Universitária da Ufopa tem registro no Conselho Regional de Farmácia e está em processo de regularização junto aos órgãos fiscalizadores. Após fiscalização da Vigilância Sanitária, a Farmaufopa poderá desenvolver atividades regulares como espaço acadêmico dos cursos ligados ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco).
Comunicação/Ufopa