Novas Doações de EPIs à Secretaria Municipal de Saúde de Juruti – Projeto Juruti Contra a Covid-19

Visando dar um melhor suporte às equipes da linha de frente do combate à Covid-19, ontem (31) foi realizado mais uma doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) à Secretaria de Municipal de Saúde de Juruti.

São mais de R$ 65 mil reais em EPIs que irão beneficiar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal de Juruti.
A ação faz parte do Projeto Juruti Contra a Covid-19, coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com o apoio dos parceiros, Instituto Alcoa, Alcoa Foundation, USAID, NPI Expand por meio da Palladium, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), SITAWI Finanças do Bem e Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti (Cooafajur). O recurso veio em parte de aporte emergencial liberado pela USAID para apoiar os parceiros devido ao agravamento da pandemia.

O Secretário Municipal de Saúde, Adaias Ramos Batista Neto, afirmou “É de suma importância esses equipamentos neste momento em que estamos enfrentando. Esse tipo de ação é muito importante. Sabemos que o IJUS está fazendo outras ações, como doação de cestas básicas. Esses EPIs serão utilizados para proteger os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate da Covid-19. Fica aqui o nosso agradecimento ao IJUS e aos parceiros do projeto Juruti Contra a Covid-19”

A área da saúde é parte importante do projeto, que vem atuando para combater os efeitos da pandemia em Juruti desde setembro de 2020. Somando-se com esta doação a saúde já recebeu:

• Formação de 220 agentes populares de saúde;
• Ampliação de 32 leitos no Hospital 09 de Abril (em parceria com Alcoa Foundation);
• R$ 150 mil em materiais e equipamentos em apoio a saúde pública local;
• 11.400 Kits de prevenção com álcool em gel, máscaras e informativos;
• Atividades de Comunicação de Risco, orientações em rádio, carro som, barco som e mídias sociais, orientando como se proteger do Coronavírus.

“Com a ação de hoje o Instituto Juruti Sustentável vem reafirmar sua parceria com os órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de ações voluntárias no enfrentamento da pandemia. Entendemos que estamos passando por um momento de extrema gravidade. E nossas equipes operacionais e parceiros do projeto não têm medido esforços para oferecermos condições e enfrentar esse difícil momento de nossa população”. afirmou Gilza Amaral, Vice Presidente do Instituto Juruti Sustentável e representando a Secretaria de Planejamento Orçamento e Finanças.

“Estamos muito felizes que esses recursos adicionais tenham sido utilizados tão rapidamente para apoiar os mais vulneráveis da região amazônica. Esses equipamentos que salvam vidas manterão os profissionais de saúde seguros durante este período crítico”, disse Ted Gehr, diretor da USAID Brasil.

Para Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, o programa PPA Solidariedade tem sido um importante exemplo de mobilização na resposta à segunda onda da Covid-19 nos territórios da Amazônia. “Pela proatividade dos nossos parceiros implementadores e coinvestidores, estamos fortalecendo a comunicação de medidas de prevenção, apoiando o sistema de saúde e ajudando comunidades amazônicas a se manterem seguras durante essa nova fase da pandemia”, afirmou.

Fonte: IJUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *