Nesta segunda-feira (17), iniciam as atividades da 19ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que terá como tema, “O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), estará com atividades presenciais e remotas desenvolvidas pelo Centro Cultural João Fona, que é um prédio público com atribuições museológicas.
Segundo a Chefe de Seção do Centro Cultural, Patrícia Chaves, o tema desta edição da semana Nacional de Museus, propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. “Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente. E nessa linha foi necessário, devido pandemia da covid-19, suspensões de atendimento ao público nos equipamentos culturais. Retornamos no dia 03 de maio aqui no Centro Cultural com restrições, com base no decreto municipal nº 819/2021”, disse Patrícia, destacando que, dentro da temática, as atividades que serão reiniciadas terão limitações de pessoas, uso de máscara e álcool em gel.
Como parte da programação presencial, ocorrerá a exposição Arte Circense Santarena, através de visita guiada e ainda oficinas de biojóias de cerâmica com referências arqueológicas e de pintura em tela.
Remotamente, o público poderá participar do Webnário “Caminhos Amazônicos, Encarte da Cartografia Cultural das Mulheres”, organizado pelo Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia dentro da Semana Nacional de Museus.
Programação local
Data: de 17 a 21/05
Hora: de 09h00 às 12h00
Visita Guiada
Exposição Arte Circense Santarena – Saberes e Tradições
Trupe Pimentas
Local: Centro Cultural João Fona
Data: de 18 a 20/05
Hora: de 09h00 às 12h00
Oficina: Biojóias de cerâmica com referências arqueológicas presentes no Centro Cultural João Fona
Instrutora: Francielly Sá (Arqueóloga e ceramista)
Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)
Oficina: Pintura em Tela
Instrutora: Jaqueline Oliveira Betcel (Técnica em artes visuais)
Local: Centro Cultural João Fona (CCJF)
As oficinas são gratuitas e para cada atividade, o limite será de até 08 participantes. As inscrições serão feitas no Centro Cultural João Fona, na data e horário do primeiro dia de atividade.
Data: 20/05
Hora: de 15h30 às 17h30
Webnário: “Caminhos Amazônicos, Encarte da Cartografia Cultural das Mulheres”
Organizador: Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia.
A atividade remota será transmitida pela plataforma digital Youtube;
Fórum de Museus de Base Comunitária da Amazônia
Palestrantes: Patrícia Chaves (CCJF/Santarém), Ana Maziles (Associação dos Amigos do Museu de Itaituba), Ana Harada (Museu Paraense Emilio Goeldi) e Gilma D´Áquino (Museu Paraense Emilio Goeldi).
Sobre a Exposição Arte Circense Santarena – Saberes e Tradições:
Trata-se de Projeto contemplado no Edital Circo da Lei Aldir Blanc. Na Exposição, o público vivenciará a fantasia e a magia do circo de lona, arte realizada por artistas circenses que contribuem com a arte e cultura santarena desde a década de 60 aos dias atuais. Essa trajetória será por meio das fotografias, destaca momentos da magia e saberes circenses desses artistas paraenses realizados durante a estadia nos bairros, comunidades, praças e cidades vizinhas.
Circo Teatro Tapajós (década de 60);
Circo Teatro Tupinambá (década de 70);
Circo Teatro Alegria (década de 90 a 2000).
Fonte: Prefeitura de Santarém