Com previsão de entrega da primeira fase para março de 2022, as obras do novo Hospital Unimed Oeste do Pará seguem em ritmo acelerado. O novo hospital, que será o maior da região, beneficiará os mais de 36 mil beneficiários, além de toda a população da região oeste paraense, com um centro de saúde completo que oferecerá desde serviços essenciais até atendimentos de alta complexidade.
O novo prédio contará com 262 leitos entre enfermarias e apartamentos, dez salas cirúrgicas, sendo duas exclusivas para partos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e neonatal; serviços de diagnóstico por imagem – ultrassom, ressonância, tomografia, entre outros; centro obstétrico, atendimentos de urgência e emergência, além dos dois primeiros centros particulares de hemodiálise e oncologia de Santarém.
Uma das inúmeras vantagens do novo hospital Unimed será a facilidade e a comodidade do beneficiário realizar o tratamento completo em um só lugar, desde consultas, exames, internações etc. Segundo o presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino, “O projeto é de essencial importância para todo o Oeste do Pará, o qual não conta com infraestrutura de UTI e Hemodinâmica para pessoas que tenham convênio ou particulares. Contamos com o SUS, mas que, pelo volume que se tem na região, é muito difícil conseguir uma vaga para realizar esse serviço de hemodinâmica, por exemplo. E as vagas na UTI Neonatal, que tem sido muito problemáticas devido serem poucas disponíveis no serviço público, assim como UTI Pediátrica e Adulta. A notável relevância do Novo Hospital Unimed é imensa para todos nós, porque somando forças poderemos suprir a necessidade de alta complexidade de todo o Oeste do Pará. Com isso, será uma grande obra que qualificará a saúde da região”.
Ainda de acordo com o presidente, o empreendimento será um suporte na área da saúde para Santarém e o Oeste do Pará como um todo. Para garantir segurança e eficiência nos atendimentos, a Unimed investirá em equipamentos de alta tecnologia, assim como na equipe médica e administrativa, o que levará a um aumento considerável no quadro de pessoal, gerando assim mais emprego e renda na região.
Atendimento de alta complexidade
Um dos diferenciais do novo hospital serão os setores de alta complexidade – nefrologia, oncologia, UTI coronária e hemodinâmica. Com esses atendimentos, o hospital estará pronto para receber casos que exijam equipes multidisciplinares e que contarão com os melhores recursos tecnológicos para atender pacientes com condições delicadas de saúde, que necessitem de um atendimento mais complexo. O novo Hospital Unimed Oeste do Pará será o primeiro particular a oferecer esse tipo de atendimento na região.
Distribuídos em cinco pavimentos, são mais de 18 mil m² de construção. O hospital contará com um amplo estacionamento com capacidade para 180 veículos, muito maior do que o atual, promovendo assim comodidade e facilidade aos beneficiários.
“Essa não é apenas mais uma obra privada em Santarém, mas sim um dos maiores investimentos em saúde que a região já teve. Um hospital de grande porte, com 18 mil m² de áreas construídas que sobretudo, terá um atendimento diferenciado com condições de segurança e conforto térmico aos pacientes e colaboradores que atuarão no local. Além disso, como engenheiro clínico também, posso dizer com propriedades que a unidade terá equipamentos de ponta, que serão de suma importância para resultados rápidos e precisos no diagnóstico de tratamento e com atendimento de alta complexidade em diversas especialidades que irão desafogar SUS, clínicas e hospitais particulares que atendem pela Unimed. Vejo a Unimed como o novo conceito de saúde e isso está a um passo de acontecer.” Complementou o Engenheiro Responsável pelo novo Hospital Unimed, Rubens Belém dos Santos.
As informações são da Unime Oeste do Pará