Foi realizada nesta quinta-feira (22), reunião para tratar das Recomendações expedidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Itaituba, relacionada à adoção de providências por duas instituições de ensino, para prevenção à discriminação racial, intolerância religiosa e violência de gênero, com implementação a ser iniciada no ano de 2022, e outras medidas.
A reunião virtual foi presidida pelo 3º promotor de Justiça de Itaituba Ítalo Costa Dias, com a participação da promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA e representantes da Universidade Federal Fluminense, professor Marcelino Conti, e do IFPA, professor Marcos Serafim.
Descrição da imagem: Fotografia de tela de computador onde estão quatro imagens de pessoas participando de uma reunião virtual.
O objetivo do encontro foi alinhar as ações do MPPA, IFPA/Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), e Movimento Negro Unificado (MNU) para as reuniões técnicas que serão realizadas no próximo dia 26 de setembro, para dar execução a Recomendação.
As Recomendações 01 e 02/2022 foram expedidas em junho e julho deste ano, destinadas à Faculdade de Itaituba (FAI) e Escola Estadual Tecnológica do Pará (EETEPA), e preveem a apresentação de cronograma de programa de prevenção, além de elaboração de material de orientação em formato de cartilhas, incluindo as informações sobre a legislação e a necessidade de referenciar as vítimas ao Ministério Público ou às delegacias de Polícia Civil para registro criminal, dentre outras medidas.
As informações são do MPPA