Biblioteca é reformada e materiais esportivos adquiridos com recursos do Fundo Social da Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM

Investir na educação é investir no desenvolvimento das pessoas e no futuro de nossa sociedade. Acreditando nisso, a Sicredi Grandes Rios MT/PA, por meio do Fundo Social, destinou aproximadamente R$ 22 mil aos projetos Biblioteca do Conhecimento, da Escola Municipal Irmã Terezinha Back, no município de Novo Brasil, no Pará e a Pastoral do Menor, em Santarém. Os recursos foram utilizados para reforma total da biblioteca, que foi entregue no mês de novembro, e para a compra de materiais esportivos e camisetas à Pastoral do Menor.

O Fundo Social tem o objetivo de apoiar entidades, atividades ou projetos que geram benefícios e melhorias às pessoas e às comunidades locais da área de atuação da cooperativa, que evidenciam as causas da Cidadania Corporativa do Sicredi: Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local. Os projetos aprovados envolvem ações de assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade, projetos musicais, esportivos, ambientais, educativos e de combate à desigualdade social, fome e assistência básica.

De acordo com a professora e neuropsicopedagoga, da escola Irmã Terezinha Back, Cristiana Novais Silva, que foi a responsável em elaborar o projeto encaminhado à cooperativa, o sonho de reformar a estrutura da biblioteca e entregar um ambiente mais adequado aos mais de 600 alunos é antigo, mas faltavam recursos para tirar os planos do papel.

“Desde 2016 a gestão da escola já manifestava a intenção de melhorar o espaço, mas faltava recurso para dar início ao projeto. Foi então que descobrimos que o Sicredi tem um programa que apoia projetos voltados para atender a população. Logo o apoio da cooperativa foi fundamental não só para começar como também para finalizar a reforma e entregar aos alunos e a nossa comunidade uma biblioteca mais aconchegante e em ótimas condições”, contou.

O projeto tem como objetivo promover o hábito da leitura e convivência, estimulando o uso da biblioteca como recurso de desenvolvimento pessoal, auxiliando os alunos na aprendizagem e na busca por informação e conhecimento. O espaço também foi transformado em um ambiente cultural para receber exposições de artes, oficinas, grupos de leitura e outras atividades ao longo do ano, assim, os alunos continuarão a descobrir um mundo fantástico através da biblioteca, resgatando o gosto pela leitura e estimulando sua criatividade.

“Nós percebemos a importância que o Sicredi dá a comunidade em que está inserido, sempre parceiro em atividades e eventos que envolvem pessoas da região, com iniciativas que trazem conhecimento e agregam valor a nossa comunidade. Somos imensamente gratos pela parceria e pelo apoio em ajudar a desenvolver ainda mais nossa região”, pontuou Cristiana.

Já em Santarém o programa que também foi contemplado com o Fundo Social foi a Pastoral do Menor. Entidade que há mais de 40 anos atende crianças e adolescentes em bairros periféricos e em comunidades rurais.

De acordo com a coordenadora Francely Brandão, o projeto atende 567 crianças e 402 famílias e conta com mais de 100 voluntários. “Com o apoio da cooperativa conseguimos adquirir equipamentos esportivos como bolas, redes e materiais didáticos para realizarmos atividades com as crianças. Além disso, conseguimos adquirir mais de 200 camisetas para entregar às crianças, e separar recursos para custear transporte e refeições durante a realização das atividades.”, afirmou.

Para ela, a ação do Sicredi possibilita a aproximação das pessoas com o projeto e com a cooperativa, demonstrando o apoio da instituição com a comunidade. “Essa integração só é possível com o apoio da cooperativa, alcançamos mais famílias e crianças, e sem esse recurso, isso seria muito mais difícil. Esperamos continuar com essa parceria nos próximos anos e se possível ampliar as possibilidades”, finalizou.

Para o presidente da Sicredi Grandes Rios, Paulo Roberto Schmidt o apoio do Sicredi a essas ações faz parte de sua essência e do cooperativismo de crédito, cuja atuação visa o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas, o que contribui para construir uma sociedade mais justa e próspera. “O Sicredi acredita nisso e desta forma sempre estamos ao lado das instituições de ensino nas comunidades em que está inserido. É nosso papel participar e incentivar programas e projetos voltados para a comunidade, estamos orgulhosos em fazer parte”, pontuou.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *