Universidade Federal do Oeste do Pará recebe 1º ‘Olhar Film Festival’ em Santarém

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, oeste do Pará, será o palco da 1ª edição do ‘Olhar Film Festival’, evento cinematográfico que será realizado entre os dias 26 e 29 deste mês, com a apresentação de animações, curtas, médias e longas-metragens. Produções do mundo inteiro estarão à disposição do público amante da Sétima Arte. Em cartaz, filmes do cinema regional, nacional e internacional. E o melhor: a entrada é gratuita.

As sessões serão realizadas sempre no horário das 15h00 às 21h00. Haverá programação virtual também.

Promovido pelo coletivo audiovisual Malaco Dreams, o 1º ‘Olhar Film Festival’ tem como objetivo fortalecer a produção audiovisual, bem como solidificar a cultura de festivais de cinema na região Norte do Brasil.

O evento conta com apoio da Lei de Incentivo, do governo federal, do coletivo Cine de Rua, do Serviço Social do Comércio (Sesc-pa) e do Festival de Cinema Latino Americano de Alter do Chão.

A ideia dos organizadores é promover ao menos seis edições ao longo do ano com exibições presenciais e remotas, tanto para os produtores quanto para o público, inclusive espectadores de outros países, para que todos tenham acesso aos filmes e ainda propor uma troca com o cinema de outras partes do mundo.

“Acreditamos que ter seis edições no decorrer de um ano potencializará todas as trocas culturais que este tipo de evento pode oferecer. Queremos diminuir todo tipo de fronteira que possa existir por meio de distância, situação financeira e idioma, exibindo filmes de todos os continentes de forma acessível tanto para os moradores das cidades que sediarão o evento quanto para aqueles que não acompanharão presencialmente”, explica Victor Rosalino, diretor do projeto.

E a boa notícia para os produtores é que o festival vai premiar o melhor filme regional exibido a cada edição, que foram produzidos por cineastas que residem na região Norte. O “Prêmio Olhar”, como foi batizado, contempla o melhor filme na categoria aberta, nacional e internacional, exibidos no evento.

Os longas selecionados para a exibição foram escolhidos entre as mais de 2.300 inscrições recebidas em apenas dez dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *