Doação de 5 mil mudas fortalece ações de proteção e conservação ambiental em Juruti

Cerca de 5 mil mudas de espécies nativas, entre florestais e frutíferas, foram destinadas a produtores rurais de Juruti que participam do Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia). A Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, por exemplo, é uma das regiões que recebem atenção inicialmente, pois algumas mudas foram destinadas à recuperação da unidade, área onde funcionava um lixão irregular.

As mudas entregues aos produtores foram doadas ao Projeto Ingá, foi feita pela Alcoa Juruti, no mês de novembro, sendo que as áreas beneficiadas já começaram a receber as primeiras mudas de espécies como Açaí, Abacate, Araticun, Caju, Ipê, Castanha do Pará e Ingá, devendo esse trabalho de entregas seguir até o mês de fevereiro.

No último dia 12, por exemplo, em uma ação liderada pelo Projeto Ingá, juntamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), 81 mudas plantadas começaram a ser plantadas na APA Jará. Segundo o Projeto Ingá, essa ação conjunta, que não é restrita somente à APA Jará, visa contribuir para o fortalecimento, a conservação e preservação da biodiversidade em áreas que sofrem com as mudanças climáticas e ações de desmatamento e queima.

Para a SEMMA, por meio do reflorestamento é possível cumprir papel importante para reestabelecer ecossistemas que já sofreram danos ambientais. “A parceria entre o Projeto Ingá e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente só vem trazer benefícios ao município. Através de parcerias como essa, a gente pode preservar o meio ambiente e a biodiversidade local”, assegura Ana Patrícia Batista, diretora de áreas protegidas da SEMMA Juruti.

Jose de Souza Góes, produtor do Projeto Ingá, há muito tempo foi tirada terra naquela área para o calçamento das ruas na cidade e automaticamente a área virou um lixão clandestino. “Mas é com muita felicidade que a gente está recebendo incentivo do Projeto INGÁ para o reflorestamento. Para nós, como proprietários, é muito gratificante estarmos podendo plantar para recuperar o mato nativo que tinha, com a intenção de fazer um plantio com tecnologia e as técnicas corretas do plantio”, comemora.

APA Jará

A Alcoa, um dos parceiros locais do Projeto Ingá, mantem o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, o PRAD, uma inciativa vai além do compromisso ambiental. Maiki Natividade, coordenador do PRAD Alcoa, diz que esse trabalho também tem importância social e que em parceria com o IJUS (Instituto Juruti Sustentável) ocorreu a doação das 5 mil mudas. “Parte fundamental neste processo, o Plano de Recuperação tem o apoio de comunitários. Ao todo, 90 famílias participam do processo de produção e plantio de mudas. Elas estão distribuídas em quatro associações que atuam no entorno do lago do Projeto Agroextrativista (PAE) Juruti Velho”, explica.

Toda a área destinada ao plantio de mudas, numa extensão de 50 X50m na APA Jará, já foi limpa pela SEMMA para que ocorra a recuperação vegetal. A APA do Jará é uma área de grande importância ambiental para Juruti, que vem sofrendo constantes invasões. Para mudar esse cenário e dar suporte às ações ambientais, o Projeto Ingá chegou a construir um viveiro de mudas.

O Projeto Ingá tem como objetivo garantir a conservação dos recursos da biodiversidade a partir da gestão territorial e do empreendedorismo sócio ambiental fortalecendo o desenvolvimento local no município de Juruti. Ele é implementado pelo IJUS, com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), do Instituto Vitória Régia (IVR), do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Centro de Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). AS parcerias locais são da Associação comunitária da Gleba Curumucuri (ACOGLEC), Associação das Comunidades Prudente e Monte Sinai (ACOPRUMS), Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA Jará) e a Prefeitura Municipal de Juruti.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *