O Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (13) publica o Termo de Cooperação Técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura de Primavera, no nordeste paraense, para assegurar a prestação de serviço especializado nas áreas de ciências agrárias e humanas a 380 agricultores familiares.
Foto: DivulgaçãoCom ações desenvolvidas e estruturadas no Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), a Emater visa avançar, cada vez mais, no atendimento ao público da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento rural e a redução das desigualdades regionais, por meio da parceria com as comunidades, organizações rurais, prefeituras municipais e outras entidades.
Em 2022, o escritório local da Emater em Primavera realizou 420 atendimentos a famílias que trabalham em horticultura, pesca artesanal, aquicultura, fruticultura e apicultura. Dentro do incentivo à cadeia apícola são atendidas, diretamente, 16 famílias que trabalham com a criação de abelhas, integrantes da Associação do Bacabal, produtora de mel. Com o apoio da empresa, os apicultores expõem e comercializam mel e derivados em eventos importantes, como o Apipará – considerado o maior evento de apicultura e meliponicultora da Amazônia.
Com 57 anos de atuação no setor agropecuário paraense, a Emater atua nos 144 municípios, o que possibilita o desenvolvimento de ações para diferentes públicos e o acesso, pelos agricultores, às várias políticas públicas disponíveis para o meio rural , valorizando a realidade local e as potencialidades regionais.
Produção e educação – Um exemplo é o município de Rurópolis, no oeste paraense, que celebrou 49 anos de emancipação política no domingo (12). A Emater de Rurópolis atende 300 agricultores familiares, que têm como atividades produtivas de destaque a bovinocultura, avicultura, suinocultura, mandiocultura e cultivo de cereais. Além de ações para o acesso a políticas públicas, como o crédito rural, a equipe do escritório local atua com a comunidade escolar, enfatizando a educação ambiental.
“A Emater-Pará estabelece parceria as com prefeituras, entendendo que os municípios também cumprem um papel no desenvolvimento da assistência técnica no meio rural, como no caso de Primavera e de Rurópolis. Além disso, os dois municípios receberam, recentemente, mobiliário e equipamentos novos, e ainda um reforço na cota de combustível para ampliar o atendimento, tendo como objetivo fortalecer ainda mais as cadeias produtivas da agricultura familiar”, informou o engenheiro agrônomo Paulo Lobato, diretor Técnico da Emater. (Ag. Pará)