MPPA realiza roda de conversa para tratar da vulnerabilidade de mulheres em áreas de expansão da atividade mineradora

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, nesta quarta-feira (22), em Faro, o projeto de roda de conversa sobre violência doméstica e rede de proteção no Salão Paroquial do município, como objetivo tratar dos direitos fundamentais das mulheres, da defesa contra crimes, especialmente feminicídios e a divulgação da rede de proteção das vítimas de violência familiar.

O evento foi realizado por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Núcleo de Promoção da Igualdade Ético-Racial (NIERAC), Núcleo da Mulher juntamente com o Movimento de Mulheres de Faro. Contou com a presença do Promotor de Justiça de Faro, Osvaldino Lima de Sousa, do coordenador do CEAF, José Edvaldo Sales, da coordenadora do Núcleo Mulher, Vyllya Sereni e do Padre Antônio, responsável pela paróquia do Município e diversas pessoas da localidade.

Para realizar o projeto, o MPPA levou em consideração que o município de Faro, embora seja um dos menores municípios do Estado do Pará, localizado na fronteira com o Estado do Amazonas, hoje encontra-se no plano de expansão da mineração e a violência doméstica e familiar, assim como a prostituição e os abusos sexuais sofreram um incremento, tornando as mulheres mais vulneráveis. Com isso, faz-se necessário estar atento a estes movimentos socioeconômicos.

Nesta perspectiva, a roda de conversa se pautou pela importância de promover o debate sobre violência doméstica e familiar contra mulher e a rede de cuidados e proteção às mulheres vítima de violência em áreas de grandes projetos econômicos.

Fonte: MPPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *