Programa Dona’s supera meta de inscrições e inicia formação de mulheres empreendedoras em Juruti

O Programa de Formação Dona’s começou suas atividades nos últimos dias 23 e 24 de março e segue até dezembro. Ao todo, foram 320 inscritas concorrendo a 100 vagas, mas devido à grande procura a organização decidiu ampliar para 200 participantes. Elas serão capacitadas em temas de gestão simplificada de negócios e crescimento pessoal, com encontros semanais. Trata-se de uma nova versão do Projeto Dona’s do Consulado da Mulher, ocorrido em 2020. São parceiros na iniciativa o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e o Instituto Alcoa. O Consulado da Mulher fica sediado em São Paulo (SP).

Participam do programa de formação mulheres a partir dos 18 anos de idade e que tenham exercido alguma atividade empreendedora há no mínimo seis meses, seja empreendimento formal ou informal, além de renda familiar de no máximo um salário mínimo por membro da família. Outros critérios seletivos são ter acesso à internet e ao aplicativo WhatsApp, para poderem acompanhar a formação, e residirem nas comunidades da zona urbana de Juruti e nas comunidades polos de Castanhal, Tabatinga e Curumucuri ou proximidades.
Para Somara de Souza Mascarenha, empreendedora da Comunidade São Benedito e participante do programa, poder estar nesta nova fase do Dona’s é uma oportunidade de aprendizado. “Tenho certeza que vou conhecer muitas mulheres que são como eu, empreendedoras, e que merecem um momento de destaque no mundo e na sociedade”, enfatizou.
Nos dois primeiros encontros, Somara de Souza Mascarenha e as demais participantes da formação tiveram momentos de diálogo e interação, além de serem informadas da dinâmica das atividades e próximos passos do Dona’s. Pelo programa, elas receberão material de estudo e atividades que poderão ser desenvolvidas de forma virtual. Além disso, elas terão encontros semanais com as facilitadoras para receberem orientações, complemento de conteúdo e sanar as dúvidas.

Já que se tratam de mulheres que querem avançar na carreira de empreendedoras, ainda nos dois primeiros encontros elas discutiram um pouco sobre matemática e como essa disciplina poderá reger suas vidas, contribuindo para seus sucessos.

Doriana Gonçalves, que é empreendedora e facilitadora do projeto, diz que viu nas participantes que elas estão com bastante expectativas. “Temos empreendedoras de todos os seguimentos…, do doce, do vestuário, do calçado, do artesanato, da reciclagem, de muitas categorias. A nossa expectativa é a melhor possível. Estou muito feliz, muito contente, muito agradecida; a turma interagiu, foi muito gratificante”, avaliou.

De acordo com Idaliana Albuquerque, também facilitadora, e diretora da Tesouraria do IJUS, o programa Dona’s veio para dar um up na vida de mulheres que estão ansiosas e à procura de algo para melhorar suas vidas e suas rendas. “A cada aula e a cada encontro serão discutidos novos temas que vão abrir a mente delas. Participei da primeira fase e me sinto muito feliz e espero que elas finalizem, pois é muito importante”, atesta.

Em síntese, o Dona’s consiste em treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *