Lideranças jovens de Juruti unem forças em prol de ações de contribuam para desenvolvimento local

Em um ambiente diverso, mas de união e respeito, lideranças jovens de Juruti se encontraram no dia 15 de abril para juntas pensarem no desenvolvimento do município em mais uma iniciativa do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). O “Encontro de lideranças do IJUS Jovem” reuniu 33 jovens em um restaurante da cidade, onde eles puderam participar de diálogos, reflexões e dinâmicas.

O objetivo principal do encontro era responder: O que os jovens pensam ou querem para seus futuros? O IJUS Jovem é uma ferramenta que promove diálogos, articulação, reflexão e ações práticas direcionadas para este público. Jovens de diversos segmentos da sociedade, entre religiosos, da classe cultura e artística, LGBTQIA+, puderam expressar seus anseios e sobre o que pensam para o futuro.

Pelo olhar da juventude, utilizando a análise SWOT, eles trabalharam as oportunidades, ameaças, fraquezas e forças para estruturar dados e características da juventude local, com olhar no futuro, o grupo trouxe o seu entendimento, a sua interpretação, e, a partir disso, realizar um diagnóstico para guiar as ações do IJUS Jovem. Essa análise servirá para o IJUS programar as próximas atividades com este público.

Vinícius Calazans, estudante e presidente da Amazonita Jr, uma empresa júnior do curso de Engenharia de Minas na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) – campus de Juruti – revela ter gostado da experiência. “Pra gente, foi muito bacana poder contribuir com a juventude do município com propostas, projetos, iniciativas e ações que vão fazer com que a nossa juventude se fortaleça”, conta.

A diretoria do IJUS esteve presente na atividade para apoiar, entender, compreender e incentivar a juventude nesse processo de construção e desenvolvimento, ressaltando a importância de cada um como agente de transformação no território. “Foi um momento muito marcante, de muito diálogo e reflexões juntamente com as lideranças dos movimentos jovens de Juruti. Estivemos aqui pensando estrategicamente em como nós podemos contribuir com o desenvolvimento sustentável de Juruti, incluindo a juventude. Ouvimos as pessoas, elas nos deram idéias, opiniões e juntos, iremos construir um plano de ação para o ano de 2023, para a juventude”, antecipa Rebeca Cancio, diretora de Juventude do IJUS, estudante e presidente da CAAM Jr, empresa júnior do curso de Agronomia na UFOPA Juruti. Para ela, é necessário realizar ações e alcançar o maior número de jovens de Juruti, ajudando na educação, na cultura, profissionalmente entre outras áreas.

O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS).

Em sua atuação o IJUS mantém “bandeiras de atuação” com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são, apoiar mulheres , jovem empreendedor rural, juventude, ações na área de destinação de resíduos sólidos, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *