Tecnologia e inovação da Hidrovias do Brasil ajudam a garantir mais segurança no ambiente de trabalho

Uma das prioridades da Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas com atuação em Itaituba e Barcarena, no Pará, é a saúde e a segurança dos colaboradores, sendo estes pilares fundamentais do Compromisso Sustentável da companhia. Nesta sexta-feira, 28 de abril, data que marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a companhia destaca o investimento em inovação para minimizar os riscos e garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para seus colaboradores.

Entre os recursos tecnológicos adotados com foco na segurança e excelência operacional, destaca-se o simulador de manobras, que tem como objetivo capacitar e desenvolver os seus colaboradores, com treinamentos voltados para garantir maior excelência operacional e segurança na navegação. Construído em parceria com a Technomar, o simulador está instalado no centro de treinamento especializado estruturado pela companhia em seu Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena, e possui radar e carta eletrônica, reproduzindo um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região.

“Garantir um ambiente seguro e saudável deve ser a meta primordial de qualquer empresa e, para alcançá-la, não podemos medir esforços. Com os avanços tecnológicos realizados nos últimos anos, temos que analisar a implementação de equipamentos e tecnologias que visem a preservação da vida e da integridade de todos os envolvidos. Na Hidrovias do Brasil, acreditamos que um ambiente seguro auxilia no aumento da eficiência e da produtividade laboral, minimizando riscos e fornecendo aos colaboradores boas condições para realizarem suas atividades de forma segura”, destaca Tiago Carvalho, Diretor de Operações do Sistema Norte da companhia.

Tiago Carvalho, Diretor de Operações do Sistema Norte da Hidrovias do Brasil. (Foto: Divulgação)

Outra projeto em andamento é o de Câmeras de Visada, equipamentos de alta tecnologia instalados nas embarcações, com o objetivo de suplementar a visão do comandante do passadiço. Atualmente, a Hidrovias do Brasil está testando o sistema em uma embarcação como projeto piloto e o objetivo é ampliar essa tecnologia para demais embarcações no futuro.

Fonte: Hidrovias do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *