Mineração assume compromissos fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas

Foto: Divulgação/Alcoa

As mudanças climáticas são uma preocupação global em evidência em junho, mês do meio ambiente, exigindo ações coletivas de todos os setores da sociedade. A indústria da mineração, responsável pelo fornecimento de recursos minerais essenciais para o desenvolvimento econômico, intensifica seus esforços para abordar os desafios das mudanças climáticas e está assumindo compromissos significativos para minimizar seu impacto ambiental. Reconhecendo a urgência dessas questões, empresas de mineração de todo o mundo estão implementando medidas concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover práticas sustentáveis.

Um dos principais compromissos assumidos pela indústria da mineração é a redução das emissões de gases de efeito estufa. A exemplo disso, a Hydro participou, em maio, de um marco para o desenvolvimento sustentável do estado com a assinatura do Pacto pelo Clima, parte integrante do projeto Paragoclima, que consiste em uma série de ações para que o município de Paragominas alcance, em curto prazo, a neutralidade na emissão de carbono.

Além da mitigação das emissões, a indústria da mineração está comprometida em promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Também como exemplo, o Projeto “Locomotiva Verde” da Alcoa, implantado em Juruti, no oeste do Pará, tem como principal objetivo compensar as emissões de Dióxido de Carbono (CO2) do sistema ferroviário por meio do reflorestamento. As ações das empresas mineradoras citadas anteriormente são destaque da edição do Simineral ON do mês de junho.

Alinhado aos debates e ações sobre o clima, o setor mineral desempenha o seu papel em meio à crise global acompanhando as medidas e políticas que visam combater as mudanças climáticas e buscar soluções sustentáveis para contribuir na redução de gases de efeito estufa, como explica o presidente do Simineral, Guido Germani. “Principalmente após o anúncio de que Belém será sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), todas as atenções estão voltadas para a região Norte, coração da Amazônia, para encontrar um equilíbrio entre a necessidade de recursos minerais e a proteção do meio ambiente como um dos principais desafios a serem enfrentados”, declarou.

Ascom/Simineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *