Projeto de conectividade na Amazônia inicia diálogos e estratégias para ampliação de internet no território de Juruti

Uma equipe técnica do Grupo Mais Unidos, por meio do programa Rede Amazônia +Conectada, realizou entre os dias 23 e 31 de agosto, uma agenda de visitas e diálogos com diversos públicos na região de Juruti com o objetivo de articular e disponibilizar internet para 500 famílias residentes no território. Mas, para isso, é preciso entender bem a infraestrutura e a logística local e ainda os desafios e as oportunidades.

As famílias beneficiadas terão internet gratuita estável e rápida custeada pelo projeto Rede Amazônia +Conectada, Transforming Lives Through Connectivity, que foi lançado em 13 de junho, em São Paulo, coordenado pelo Grupo Mais Unidos, com investimento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com colaboração da Alcoa Brasil, Microsoft, Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda, e parceiro local, Instituto Juruti Sustentável (IJUS).

Juruti tem extensão territorial de 8.305,454 km², com cerca de 240 comunidades em áreas de planalto e de várzea. Diante dessa dimensão e as visitas, a estimativa da Rede Amazônia +Conectada é que cerca de 2.000 pessoas no município sejam beneficiadas, além da internet irão receber computadores, cursos de capacitação para contribuir na geração de emprego e renda na comunidade. A infraestrutura será baseada em fibra ótica, garantindo uma conexão confiável e de alta velocidade. Além do acesso à internet, o projeto Rede Amazônia +Conectada também oferecerá cursos de capacitação voltados para o mercado de trabalho, com enfoque em educação, sustentabilidade e aumento da empregabilidade.

Visitas

Em Juruti, com o apoio do IJUS (Instituto Juruti Sustentável), que é o responsável pela articulação do programa no território, e o auxílio da Alcoa, o Grupo Mais Unidos esteve na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Jará, no Projeto Agroextrativista (PAE) Juruti Velho e nos Projetos de Assentamento Estadual Agroextrativista (PEAEXs) Curumucuri e Prudente Monte Sinai e ainda na região do Planalto Mamuru na fronteira do Estado. Na sede do município, a equipe técnica realizou visitas institucionais à Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Também conheceu empreendimentos que o IJUS apoia através de seus projetos.

Segundo a prefeita de Juruti, Lucidia Batista, o município foi escolhido como primeiro a participar o programa para a conectividade. “Estive com secretário (Especial de Governo) Alex Guedes participando com eles (parceiros), em São Paulo, do lançamento e agora eles vieram até aqui para o andamento do programa que beneficiará as famílias através da capacitação, desenvolvimento e conectividade”, lembra.

A partir das informações e conhecimentos de infraestrutura, logística, dinâmicas territoriais e, principalmente, as articulações com as comunidades e instituições locais, o Grupo Mais Unidos e seus parceiros estão elaborando os critérios e as análises técnicas de seleção para atender já a primeira turma de beneficiários até o final deste ano.

Territórios

Para o Grupo Mais Unidos, conhecer e ouvir os territórios é importante nessa fase de seleção. “Para o Mais Unidos, poder visitar os territórios é algo essencial. Essas visitas para o projeto são fundamentais para que a gente entenda onde estamos entrando e como vamos trabalhar, para que possamos cocriar junto com a comunidade o tipo de programa que podemos trabalhar. Conseguimos ver histórias verdadeiras durante esse período, de famílias, produtores, de cooperativas, acesso a estudo remoto. Então, todas essas oportunidades são incríveis para que essas pessoas gerem renda e consigam provar o modelo do projeto que é gerar renda através da conectividade. Ficamos felizes, com certeza as oportunidades são maiores que os desafios”, afirma Daniel Grynberg, diretor Executivo do Grupo.

Maria Raimunda Melo (Deise), presidente do IJUS, acredita no potencial de transformação e no impacto positivo do programa na vida das pessoas. “Para nós, é uma honra receber esse projeto que sabemos que vai ser de grande valia para as nossas famílias e comunidades que estão nos lugares mais remotos do nosso município”, aprova.

Para o presidente da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve), Gerdeonor Pereira dos Santos, a proposta de levar internet para famílias do Projeto Agroextrativista é muito importante, já que a região tem limitações de acesso e comunicação. “Essa proposta do IJUS com o Grupo Mais Unidos para nós é importante. A gradecemos e a Acorjuve está aberta para o diálogo e para apoiar esse projeto”, comenta.

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *