Seduc abre inscrições gratuitas para o “Enem Pará 2023”

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abre, a partir desta quarta-feira (20), as inscrições para a revisão final do cursinho preparatório presencial e gratuito, o Enem Pará 2023, voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão oferecidas 1.600 vagas e as inscrições podem ser feitas até o final deste domingo (24), por meio do link: Enem Pará 2023, no qual os candidatos devem preencher um formulário. O cursinho é direcionado para estudantes de baixa renda e a seleção será realizada de acordo com critérios socioeconômicos que constam na base de dados do sistema da Seduc.

Serão oferecidas 1.600 vagas para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual. Interessados podem fazer inscrições a partir desta quarta-feira (20)

‘’O sonho de grande parte dos nossos estudantes é possível com bons resultados no Enem. Por isso, estamos oferecendo, neste momento, mil e seiscentas vagas pelo Enem Pará para apoiar nossos estudantes que mais precisam. Já estamos reforçando o processo de ensino-aprendizagem nas nossas unidades escolares, mas, sem dúvida, contar com apoio adicional no contraturno é muito positivo”, ressalta o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

As aulas devem ser iniciadas na próxima quarta-feira (27) na Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro do Marco, em Belém, nos turnos da tarde e noite. Durante as aulas, os estudantes que farão as provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, receberão reforço em todas as disciplinas com aulas ministradas por professores da rede estadual. No ano passado, cerca de 400 estudantes do cursinho foram aprovados nos vestibulares do Pará.

A lista com os estudantes selecionados no Enem Pará 2023 será divulgada na próxima segunda-feira (25), no site da Seduc, com orientações sobre o processo de matrícula no cursinho.

Reforço – Além do cursinho presencial, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), também oferece o programa Enem Pará 2.0 para os estudantes da rede estadual.

Foto: Eliseu Dias/ Ascom SeducCerca de 20 mil estudantes de todo o estado já se inscreveram na plataforma virtual, voltada para os que não conseguem arcar com os cursos preparatórios e/ou não podem estar em aulas presenciais. Para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, o curso oferece complementação de carga horária.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Dessa maneira, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Exame para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *