Para comemorar os 326 anos da cidade de Óbidos, na região de integração do Baixo Tocantins, o governador Helder Barbalho assinou, na manhã desta segunda-feira (02), a Ordem de Serviço que garante o início das obras da Usina da Paz no município. O ato também contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito Jaime Silva, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.
“No dia do aniversário da cidade tivemos a oportunidade de anunciar a construção da Usina da Paz, e avançar com novas conquistas para que Óbidos possa cada vez mais crescer e se desenvolver. Neste grande e importante complexo multifuncional, será ofertado uma variedade de serviços que vão trazer cada vez mais paz, cidadania e segurança para a população”, informou o governador Helder Barbalho.
Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.
A Usina da Paz em Óbidos será construída em um terreno doado pela prefeitura, localizado na Travessa Almirante Ribeiro de Carvalho, S/N, bairro Perpétuo Socorro. O projeto oferecerá serviços essenciais gratuitos, cobrindo áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.
“Aqui vai ser construído um equipamento social fantástico. São mais de 70 serviços oferecidos gratuitamente, cultura, esporte, lazer, saúde, além de cursos de informática, culinária, identidade permanente para ser tirada aqui. Tudo isso nós teremos nesse equipamento de 10 mil m² que é um dos mais bonitos e importantes do Brasil”, pontuou a vice-governadora, Hana Ghassan.
Para a professora Gessilda Ribeiro, a Usina da Paz chegou para transformar a vida dos moradores. “A nossa expectativa é a melhor possível, nós moradores estamos muito felizes com a chegada dessa obra, só temos a agradecer pelo avanço que a nossa cidade está tendo. A Usina da Paz vai trazer capacitação para todos”, pontuou.
Parceria – A construção é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale, que contribuirá com royalties da exploração de minério em solo paraense. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades periféricas vulneráveis, impulsionando uma visão de futuro mais seguro e inclusivo para Óbidos.
Meta – Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais sete estão situadas na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 novos complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa de fortalecimento da cidadania e segurança pública.
Fonte: Agência Pará