Pará registra redução nos crimes violentos no mês de setembro, o melhor da linha histórica

O Pará concluiu o nono mês de 2023 registrando, mais uma vez, uma redução significativa na criminalidade em todo o Estado. O mês de setembro de 2023 é considerado o melhor mês da linha histórica, desde 2010, alçando redução de 27,85% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que inclui homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados foram divulgados no último domingo (1º), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Em números absolutos, em setembro de 2023, foram computados 158 casos de CVLI, 61 casos a menos considerando o mês de setembro do ano de 2022 quando foram computados 219 casos. Os números correspondem ao período de 1º a 30 de setembro dos anos citados.

No acumulado dos últimos nove meses de 2023, a redução também foi significativa, apresentado queda de 15,96%. Os números representam a preservação de 289 vidas quando comparado com o período de janeiro a setembro de 2022, quando foram registradas 1.811 ocorrências do crime, enquanto que nos nove meses de 2023 foram computadas 1522 ocorrências.

“Acabamos de fechar os dados do mês de setembro, tendo o melhor setembro desde 2010, apresentando redução de mais de 26% nos Crimes Letais Intencionais, o que demonstra que continuamos no caminho correto e superando nossas metas. Os números em redução indicam que estamos caminhando, porém, temos a consciência de que muito se precisa e que podemos fazer ainda mais”, afirmou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.

Em cinco anos, o Governo do Pará já realizou investimentos importantes, tanto nas ações operacionais quanto nas ações de inteligência, com incremento de tecnologia de ponta, na aquisição de equipamentos para equipar a tropa, com objetivo de fortalecer as ações do Sistema de Segurança Pública do estado, a exemplo de; novas viaturas, bem como, de coletes balísticos, armamentos, equipamentos de visão noturna, além da implantação da Base Integrada Fluvial de Segurança Pública e de lanchas blindadas para coibir o crime em todas as frentes e regiões do Estado.

Todas as ações desencadeadas são frutos de metas e planejamentos estabelecidos de forma integrada para o enfrentamento à criminalidade e a manutenção de indicadores positivos de criminalidade, como ressalta o titular da Segup.

“Nosso desafio é sempre estar melhor do que fomos antes. No ano de 2019, reduzimos em 30% a criminalidade no Estado. Em 2020, reduzimos mais 20%, alcançando a marca do estado brasileiro que mais reduziu a violência. Seguimos com esse planejamento e agora, em 2023, superamos, mais uma vez, uma marca histórica e conquistamos o melhor mês de setembro nos últimos dez anos. Isso mostra o quanto o nosso trabalho vem rendendo frutos positivos, apesar da grande responsabilidade em manter as reduções, para que possamos, cada vez mais, atuar com estratégia, inteligência e integração para garantir a segurança e a ordem social do nosso estado”, analisou Ualame Machado.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *