Universidade Federal emite nota com recomendações sobre qualidade do ar

O Comitê para Monitoramento da Qualidade do Ar, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), emitiu, nesta sexta-feira (3), nota com recomendações à comunidade acadêmica e aos órgãos competentes sobre como agir diante do quadro de poluição atmosférica na região.

Assim que o problema foi detectado, membros do comitê se reuniram para levantar dados que pudessem contribuir com a população e com órgãos que atuam na área ambiental, indicando os principais fatores que estão gerando o problema e quais as medidas a serem tomadas para evitar o agravamento da situação.

Entre os dados que preocupam está o fato de que nos últimos 15 dias a qualidade do ar na região de Santarém esteve oscilando entre as classificações “Ruim”, “Muito Ruim” e “Péssima”. Além disso, foram registrados também efeitos negativos na saúde humana decorrentes da exposição a poluentes atmosféricos, tais como tosse, cansaço, piora nos quadros já instalados de afecções respiratórias, irritação ocular e outros.

A nota ainda sugere que seja criada uma sala de situação multidisciplinar em parceria com prefeituras municipais, Defesa Civil estadual e outros atores locais, com a finalidade de monitorar diariamente as questões atmosféricas, a qualidade do ar e a saúde pública. Outra necessidade indicada no documento, e que deverá ajudar a reduzir a poluição, é o implemento do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para eliminar a cultura da queima do lixo doméstico.

Clique AQUI para ler a nota com recomendações do Comitê da Ufopa para Monitoramento da Qualidade do Ar no Oeste do Pará.

Fonte: Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *