Região Amazônica pode demorar meses para se recuperar da seca; aponta meteorologista

No Amazonas, os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência devido à seca, afetando 598 mil pessoas, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, aponta que pode levar meses para que a Região Amazônica se recupere da estiagem.

“Por exemplo, mesmo chovendo bem hoje, não vai encher o rio. A seca leva um bom período. Você imagina o nível dos rios da Amazônia, são mega rios. Para estar seco é porque, muito provavelmente, em um, dois ou três verões pode ter chovido pouco, principalmente nas cabeceiras dos rios”, explica o meteorologista.

A previsão do tempo para esta sexta-feira (10) e sábado (11) indica a presença de muitas nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva para todo o Amazonas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com Bahia, o volume das chuvas poderia ser suficiente para alagar outro local, mas não uma área tão grande quanto o Amazonas. “Então a gente pode ter uma semana boa de chuva, mas nem alterar a situação. Chove, mas o nível do rio não sobe para navegação, por exemplo”, completa.

Segundo o 47º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), os níveis dos rios da Bacia Amazônica começaram a se estabilizar em algumas estações, mas as cotas ainda continuam baixas para o período. 

Níveis dos rios

Os últimos dados divulgados pela Defesa Civil do Amazonas nesta terça-feira (7) mostram que:

  • Em Manaus, o nível da calha do Negro é de 13,22 metros.
  • Em Beruri, o nível da calha do Purus é de 4,79 metros.
  • Em Nova Olinda do Norte, o nível da calha do Madeira é de 6,21 metros.
  • Em Guajará, o nível da calha do Juruá é de 5,11 metros.
  • Em Parintins, o nível da calha do Baixo Amazonas é de 2,12 metros.
  • Em Itacoatiara, o nível da calha do Médio Amazonas é de 0,67 metros.
  • Em Careiro da Várzea, o nível da calha do Baixo Solimões é de 0,54 metros.
  • Em Fonte Boa, o nível da calha do Médio Solimões é de 10,44 metros.
  • Em Tabatinga, o nível da calha do Alto Solimões é de 0,38 metros.

Veja os rios do Amazonas:

Arte: Brasil 61

Segundo o SGB, a baixa nos níveis dos rios pode ter vários efeitos na região: afeta o fornecimento de água, a navegação, a estabilidade do solo devido aos deslizamentos de terra causados pela rápida diminuição da água, e os processos ecológicos, levando à morte de peixes devido ao espaço limitado para nadar, ao aumento da poluição e às altas temperaturas da água.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *