Polícia Civil deflagra operações na RMB e no interior do Estado

A Polícia Civil do Pará prendeu um total de 15 pessoas nesta quinta-feira (07), durante cinco grandes operações de combate à crimes de extorsão, homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, lavagem de capitais e associação criminosa. As ações (Dezembro Seguro, Impetus Murinin, Inibidor, Barão do Tráfico e Certidão Negativa) ocorreram em Belém, Região Metropolitana e em municípios do interior do Estado. Além das prisões, foram apreendidos celulares, armas, drogas, veículos, dinheiro, munições e aparelhos eletrônicos.

Em Belém, as ações foram realizadas nos bairro da Pedreira e São Brás; em Benevides, na Região Metropolitana (RMB), ocorreram no Distrito de Murinin; e nos municípios de Tucuruí, Santarém, Salinópolis, Capanema, São João de Pirabas, Vila dos Cabanos, Abaetetuba e Santarém. mais de 15 pessoas foram presas, além de diversos aparelhos celulares, armas, drogas, veículos, dinheiro em espécie, munições de vários calibres, aparelhos eletrônicos e documentos apreendidos.

“A Polícia Civil está por todo o Pará reforçando a segurança pública com intuito de coibir quaisquer tipos de crime e nossos agentes atuam em operações integradas, determinados a garantir o êxito do trabalho policial e a segurança da população”, destacou o Delegado-geral Walter Resende.

Belém

Equipes da Seccional da Pedreira, em Belém, deflagraram a Operação “Dezembro Seguro” com intuito de dar cumprimento a três mandados de busca e apreensão no combate ao crime de tráfico de drogas no bairro. Durante a operação, dois homens, de 30 e 42 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. As investigações iniciaram a partir de informações repassadas através do disque-denúncia, 181. Ao todo, nove porções de cocaína; oito porções de maconha; dinheiro em espécie; celulares e apetrechos empregados na produção e confecção de drogas foram apreendidos com os presos. Agentes das Seccionais do Comércio e Jurunas deram apoio à operação.

No bairro de São Brás, foram cumpridos mandados de busca e apreensão decorrentes de medidas cautelares. No local foram apreendidos celulares e documentos que vão subsidiar outras investigações.

Região Metropolitana

No município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, foi deflagrada a Operação “Impetus Murinin”, que tem como objetivo cumprir dois mandados prisão e 10 mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas por extorsão aos comerciantes do município e, ainda, por homicídios, tráfico de drogas e roubo. Dois homens foram presos em flagrante durante a ação dos agentes. Um deles foi encontrado com vários aparelhos celulares, uma pistola de uso restrito e uma espingarda. O homem foi preso em flagrante pela posse ilegal de arma de fogo.

O outro homem, além do cumprimento do mandado de prisão pelo crime de roubo, recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de substância ilícita, pois estava em posse de 11 porções de maconha no momento da ação policial.

“A Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) atua de forma sistêmica no combate e no enfrentamento da violência. Agora no final do ano nosso objetivo é dar esse retorno à sociedade e prosseguimento aos casos que temos investigado”, ressaltou o delegado Daniel Castro, titular da DPM.

Interior do Pará

No interior do Estado as ações aconteceram através da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) nos municípios de Santarém, Capanema, São João de Pirabas, Salinópolis, Barcarena, Abaetetuba e Tucuruí.

Policiais civis da Seccional de Santarém, oeste do Estado, desencadearam a Operação “Inibidor”, com intuito de reprimir o tráfico de drogas fomentado pela facção criminosa atuante em Santarenzinho. Na ocasião, um jovem de 18 anos foi preso em flagrante pelo crime de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Ainda na ação, um adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico e associação ao tráfico. Foram apreendidos no local: pasta base de cocaína; skank; sacolas plásticas; linha; tesoura; balança; dinheiro; uma máscara e uma motocicleta utilizada para cometer crimes.

Já nos municípios de Capanema, São João de Pirabas e Salinópolis foi deflagrada a segunda fase da Operação “Barão do Tráfico – O Retorno” que tem como objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação criminosa, porte de arma de fogo e lavagem de capitais. No decorrer da atuação policial foram realizadas seis prisões em flagrante, sendo duas mulheres e quatro homens.

Na ação foram apreendidos nove quilos cocaína; 10 quilos de maconha; um quilo e meio de oxi; dois carros; cerca de R$12.000 em espécie e; uma arma de fogo caseira.

Nas cidades de Barcarena e Abaetetuba aconteceu a Operação “Certidão Negativa” foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão domiciliar contra investigados pelos crimes de corrupção ativa, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informação para obter vantagem indevida. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares; notebooks; documentos e mídias que servirão para subsidiar as investigações.

Em Tucuruí, a ação policial aconteceu com objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva por roubo majorado, o que resultou na prisão de três homens. Um deles foi autor de um roubo ocorrido próximo ao túnel da hidrelétrica do município. Os outros dois são investigados por quatro roubos realizados na cidade.

“Essas ações fazem parte de um planejamento feito desde o início do ano objetivando sempre as metas de apreender drogas, de desvendar homicídios e proporcionar maior segurança principalmente neste período do ano”, finalizou o delegado Hennison Jacob, titular da DPI.

Os presos foram encaminhados às delegacias para os procedimentos cabíveis e estão à disposição da Justiça.

Informações coletadas durante o cumprimento dos mandados ensejaram diligências que se encontram em andamento e mais apreensões e prisões podem ocorrer no decorrer do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *